sexta, 29 de março de 2024
Geral
06/07/2016 | 16:49

Cães são abandonados no pátio da Famai

Nesta semana, dois cães em idade jovem foram abandonados no pátio da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) por um casal, que alegava que os mesmos haviam sido encontrados na rua.

Na conversa com o técnico ambiental e veterinário da Famai que explicava as condicionantes para receber animais pelo poder público, o casal não se enquadrava, principalmente após constatar a intimidade dos cãezinhos com os seus condutores.

Diante disto, de forma surpreendente, os mesmos soltaram os cães no pátio de entrada da Fundação junto à rua e evadiram-se rapidamente do local. Todo o ocorrido ficou registrado nas câmeras de segurança. Uma cópia da filmagem foi encaminhada para a Polícia Civil.

Um boletim de ocorrência foi registrado para tentar localizar o casal que abandonou os cães. Os animais, que aparentemente possuem quatro meses de idade, foram encaminhados para a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), na Itaipava. 

O abandono de animais é crime. A multa por maus tratos pode variar de R$ 500 até R$ 3 mil. De acordo com o veterinário da Famai, Fábio José Goulart Dainez, a Fundação recolhe os animais vítimas de crueldade, cadelas prenhas e filhotes abandonados, cujos autores não são identificados. 

O Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde fica responsável pelos animais doentes, atropelados, com dificuldade motora entre outros casos semelhantes. “Cães adultos e jovens não são recolhidos pela prefeitura, porém existem Organizações Não Governamentais (Ongs) que prestam esse tipo de serviço, acolhendo esses animais de rua”, frisa Fábio.

Casos de abandono podem ser denunciados a Diretoria de Defesa Animal da Famai através do 3348-8031


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS