quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/05/2016 | 11:59

Restauro da Igreja Imaculada Conceição começa nos próximos dias

As obras de restauro da Igreja Imaculada Conceição, no Centro de Itajaí, vão enfim começar. A ordem de serviço foi assinada na terça-feira pelo Prefeito Jandir Bellini, o Pároco da Paróquia Santíssimo Sacramento, Sérgio Souza e a engenheira civil da empresa Albatroz, Valéria Zimkovicz Lecheta, na presença de secretários municipais e vereadores.

Construída em 1824 e tombada como patrimônio histórico de Itajaí e Santa Catarina, a igreja já está interditada desde 2013 quando parte do teto desabou. Em 2014, o município iniciou a elaboração do projeto de restauro, que identificou todas as questões estruturais do prédio, elencou as ações emergenciais e fez um cronograma físico/financeiro para o restauro.

Com base nesse levantamento foi aberta a licitação para o processo. A Albatroz, empresa vencedora, já realizou outros restauros na cidade como os do Palácio Marcos Konder e do antigo prédio da Fiscalização do Porto.

Esta vai ser a primeira vez que a Igreja Imaculada Conceição será completamente restaurada. Construída no século XIX pelo afrodescendente Simeão, escravo de Agostinho Alves Ramos, a Igrejinha Velha é o patrimônio mais antigo e mais significativo da história de Itajaí.

— Ela é o marco do nascimento da cidade e um referencial geográfico para que Itajaí começasse a crescer. Ao redor dela se desenvolveu o porto, o comércio e a cidade — conta o historiador Edson d’Ávila.

O restauro está orçado em R$ 2,7 milhões e deve ser concluído em 24 meses. Dentre os trabalhos a serem executados estão a remoção para restauro dos retábulos (estrutura de madeira); peanhas (pequenos pedestais da parede); pia batismal e de água benta; retirada dos sinos, forro e telhas; estabilização do movimento das paredes laterais; reprodução das peças do piso; retelhamento; recuperação da cobertura com a restauração do madeiramento degradado, entre outros.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS