sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/04/2016 | 10:30

Sistema de triagem será implantado no Hospital Pequeno Anjo a partir de maio

A partir de maio, o Hospital Universitário Pequeno Anjo vai implantar o serviço de triagem com classificação de risco. Assim que chegarem ao hospital, as crianças passarão, primeiramente, por uma triagem médica, determinando a prioridade do caso. O serviço visa estabelecer maior aproximação com o paciente e agilizar os atendimentos de urgência e emergência.

O protocolo de atendimento garante um atendimento mais rápido e afetivo aos pacientes urgentes ou emergentes. A triagem não será utilizada como instrumento de diagnóstico da doença, mas sim um sistema hierárquico de atendimento. O sistema possibilita o atendimento com base na gravidade do paciente, feito de forma resolutiva e humanizada.

Mensalmente, o Hospital Universitário Pequeno Anjo atende 6,5 mil pacientes no pronto socorro. Pactuada à rede de urgência e emergência, a triagem médica torna-se necessária para garantir a padronização de dados e eficácia no atendimento.

Para a diretora administrativa do hospital, Attela Jenichen Provesi, o hospital espera diminuir o risco de mortes evitáveis e priorizar o atendimento a partir de critérios, não apenas por ordem de chegada. O protocolo de atendimento pode detectar casos que se agravarão quando o atendimento não é imediato.

Como funciona

Ao chegar, a criança será acolhida por um enfermeiro. O profissional emite um protocolo de classificação e faz a captação de informações de escuta qualificada e de sinais. Pacientes classificados na cor verde aguardam na sala de triagem; a cor amarela e laranja serão usadas para pacientes encaminhados à sala de observação para atendimento médico.

Já a cor vermelha será alusiva à sala de emergência para atendimento imediato. A cor azul tratará os atendimentos de ortopedia e a cor branca os pacientes previamente agendados. A classificação das crianças será feita por meio de uma pulseira.

Urgência e emergência

De acordo com o Conselho Regional de Medicina, o atendimento de urgência significa a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida; nesses casos, o assistência médico deve ser imediato. Os casos de emergência consideram a constatação que implica risco iminente de vida ou sofrimento intenso; casos de emergência necessitam de tratamento médico imediato.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS