terça, 16 de abril de 2024
Economia
13/03/2015 | 16:42

Governador assina contrato para primeira fase das obras da Bacia de Evolução

O grande sonho da comunidade portuária de Itajaí e Região começa a se tornar realidade a partir de segunda-feira, 16, com a assinatura do contrato para a primeira etapa das obras do novo acesso aquaviário e bacia de evolução para o Complexo Portuário do Itajaí.
 
         O governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, assina na segunda-feira, 16, o contrato com a empresa Triunfo Engenharia, para o início das obras da primeira fase obras dos novos acessos aquaviários do Complexo Portuário do Itajaí. A solenidade de assinatura está prevista para as 11h. Nesta etapa serão investidos R$ 104 milhões pelo Governo do Estado.
         As obras englobam o alargamento do canal e parte da nova bacia de evolução, com 480 metros de diâmetro, o que vai possibilitar operações com navios de até 335 metros de comprimento com 48 de boca. Hoje o Complexo está limitado a operar navios de 105 metros, o que faz com que o Porto de Itajaí e demais terminais que formam o Complexo percam mercado com o constante aumento no tamanho dos navios que trafegam na costa brasileira.
         “A primeira etapa será a elaboração do projeto executivo, que nos será apresentado pela empresa vencedora do processo licitatório no prazo de 90 dias”, informa o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior. O projeto envolve, na sequencia, retirada das guias correntes em frente ao Saco da Fazenda nas margens de Itajaí e Navegantes e a dragagem da nova bacia no local, com diâmetro de 530 metros e profundidade de 13 metros.
         “A obra é fundamental para o comércio exterior catarinense e um marco histórico não apenas para a economia de Itajaí, mas para a economia brasileira como um todo”, diz a prefeita de Itajaí em exercício, Dalva Rhenius. Já Ayres destaca que o alargamento dos acessos, a nova bacia de manobras e a adequação das estruturas de proteção do rio Itajaí-Açu não são apenas úteis e necessários, mas colocarão o Complexo Portuário do Itajaí em padrão de igualdades com grandes portos do mundo.
 
O processo licitatório da obra foi realizado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, que é a responsável pelos projetos e obras hidroviárias. “Colocamos toda nossa equipe à disposição para agilizar o processo licitatório desta grande obra”, reforçou o secretário João Carlos Ecker.
 
Importância – Hoje, o porto é um dos 120 maiores do planeta – segundo o World Top Containers Ports 2014, e movimenta mais de 80% da corrente de comércio de Santa Catarina. É o 2º maior complexo portuário do Brasil e movimenta por ano mais de 1,08 milhão de TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner 20 pés e é o poero brasileiro que opera cargas de maior valor agregado. Tem sua gestão municipalizada e é, segundo a Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), um porto modelo em gestão ambiental.


Fonte: Assessoria de Comunica??o Social do Porto de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS