quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/03/2015 | 12:31

Pontos de ônibus ecológicos começam a ser instalados na Contorno Sul

Começou esta semana a instalação de seis pontos de ônibus ecológicos na Avenida Abraão João Francisco, a Contorno Sul. A implantação faz parte da reurbanização da avenida, que incluiu a construção de ciclovias e de calçadas adaptadas. Neste primeiro momento, os pontos de ônibus ecológicos serão colocados onde a obra já foi concluída, que vai da BR-101 até a Ressacada. Porém, todos os pontos de ônibus da avenida serão substituídos.

O ponto de ônibus ecológico é fabricado com material 100% reciclado e possui iluminação alimentada por energia solar. Possui 3 metros de comprimento, 1,5 metro de profundidade e 2,20 metros de altura. De longe ele se assemelha à madeira, mas sua composição é de garrafas PET, sacolas, resquícios de material de informática e 20% de casca de arroz. A cada ponto de ônibus feito de "madeira plástica" se evita a derrubada de seis árvores e se recicla mais de 300 quilos de plástico, que seriam jogados no meio ambiente. A iluminação do ponto é 100% autônoma, e gerada através de energia solar com autonomia para quatro dias sem sol. As lâmpadas de LED são acesas através de fotocélula – sensor que percebe a diferença entre o dia e a noite, fazendo com que as lâmpadas se acendam e se apaguem.

Além da iluminação, que é uma das reclamações dos pontos de ônibus atuais, as vantagens dos abrigos ecológicos são inúmeras, fala o Secretário de Obras, Tarcízio Zanelato. “Esses pontos tem 50 anos de garantia, não apodrecem nem enferrujam, não criam cupins, não soltam lascas e não precisam de pintura. Como a manutenção deles é praticamente zero, o custo benefício é bem melhor com relação aos pontos de ônibus atuais”, esclarece o secretário.

Os pontos existentes no local serão remanejados, e instalados em ruas onde faltam pontos de ônibus ou onde estão danificados. Itajaí foi a primeira prefeitura do país a utilizar esse tipo de ponto de ônibus ecológico. O primeiro abrigo foi instalado na Rua Carolina Vailatti, no São João. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS