sexta, 29 de março de 2024
Geral
02/03/2015 | 08:57

Catarinense ajuda barco espanhol a vencer quarta etapa da Volvo Ocean Race

O Mapfre conquistou de maneira emocionante a quarta etapa da Volvo Ocean Race, disputada entre a China e a Nova Zelândia. Na manhã deste sábado (28), o barco espanhol cruzou a linha de chegada em primeiro após quase 21 dias de navegação. A diferença para o segundo colocado, o Abu Dhabi, e para o terceiro, o Dongfeng, foi de apenas oito minutos, numa perna de 5.264 milhas náuticas ou 9.748 quilômetros.

O resultado marca a evolução da equipe do brasileiro André 'Bochecha' Fonseca na Volta ao Mundo, depois de amargar a última posição na primeira perna e dois quarto lugares nas seguintes. "Foi fabuloso chegar a Auckland, uma das capitais mundiais da vela. Foi tudo perfeito. Um dia especial. Esperamos agora fazer igual agora no Brasil, na próxima etapa até Itajaí", disse André Fonseca, o Bochecha, padrinho da Itajaí Stopover e único brasileiro a bordo na regata de Volta ao Mundo. Dia 15 de março a flotilha parte da Oceania com destino a Itajaí num percurso de 5.010 milhas, por volta de 9.278 quilômetros, e passará por um dos trechos de maior risco de toda a competição: o traiçoeiro Cabo Horn.

 

A vitória

A quarta etapa foi marcada por trocas constantes de posições desde a saída de Sanya até a aproximação à Cidade das Velas - Auckland. Antes da entrada no Oceano Pacífico, duas equipes - Team SCA e Team Brunel – optaram por uma estratégia mais ao Norte. O MAPFRE ficou mais ao Sul no bloco dos líderes, mas acabou perdendo contato em alguns momentos.  "As últimas milhas foram bastante cansativas, com os barcos próximos e rápidos. Mas nossa equipe fez um trabalho importante e saímos com a vitória. Foi demais", falou o brasileiro.

A equipe espanhola também teve um problema no aparelho que transmite os dados para a central. Eles ficaram quase quatro dias sem receber informações meteorológicas e sem abastecer fotos e vídeos, ou seja, velejando às cegas. Além desse problema, os ibéricos relataram furos no convés e seu tripulante Willy Altadill teve a mão quebrada.

"Estamos super felizes de estar aqui em Auckland. Foi uma perna muito difícil e disputada do começo ao fim. Tivemos um dia muito duro nos quilômetros finais", disse o campeão olímpico Xabi Fernández, que comandou o barco no lugar do titular Iker Martínez. "Temos melhorado muito ao longo das últimas duas pernas. Nossa equipe é muito boa e espero que possamos agora mostrar ao mundo que podemos continuar assim".

O Mapfre conseguiu chegar à frente definitivamente a menos de 24 horas antes do fim, graças ao bom trabalho de seu navegador Jean Luc Nélias. O velejador decidiu se separar da costa para chegar a Nova Zelândia. Isso permitiu o avanço barco na calmaria da entrada neozelandesa.

 

Classificação

Com o resultado, o Abu Dhabi Ocean Racing e o Dongfeng Race Team dividem a liderança com oito pontos perdidos. O Team Brunel ainda não chegou, mas deve terminar em quinto, o que o deixaria em terceiro com 14 pontos.

O Mapfre é o quarto com 16. Mesma pontuação do Team Alvimedica, que foi o quarto nessa perna. O Team SCA está previsto para terminar em sexto e ocupará a mesma posição geral com 24 pontos. O Team Vestas Wind não largou mais uma vez. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS