sexta, 29 de março de 2024
Geral
15/07/2014 | 09:56

Desfile Rural trará Casa do Colono para a Hercílio Luz no sábado

Parede e chão de madeira, telhado de palha, forno e fogão a lenha feitos de barro, ferro à brasa e máquina de costurar manualmente são algumas características da vida dos antigos colonos e que são representadas na “Casa do Colono” que participará da quinta edição do Desfile Rural da Festa Nacional do Colono, que acontece no próximo sábado (19), na Rua Hercílio Luz, a partir das 10 horas.

Participando pela quarta vez da atividade, a casinha, como é conhecida, começou a ser montada há aproximadamente 15 dias. Os preparativos para o desfile vão desde refazer todo o fogão a lenha construído de barro, até montar o telhado, produzido com palha. Este ano a casinha terá como novidades o forno feito de barro e um balanço. A “Casa do Colono”, é estruturada em duas carretas. Na primeira é representada a casa onde os colonos viviam, na segunda, o trabalho no campo, com bigorna, rebolo, pilão, serrote, etc.

Montada sob a supervisão de uma das líderes dos agricultores, dona Iria Dallago Rockenbach, a montagem começou com a construção do fogão a lenha, que deve ser feito com antecedência para que o barro seque. As palhas, que fazem o telhado da casa, foram cortadas há aproximadamente dois meses, para que elas possam estar secas e leves. A ideia de colocar um forno feito de barro surgiu de uma das auxiliadoras na montagem, Vergínia Sardo da Silva, e junto com Iria Dallago, o forno foi construído.

A casinha começou a fazer parte do desfile para demonstrar o trabalho do colono. No primeiro ano foi montada apenas por três pessoas, dona Iria Dallago Rockenbach, Silvo Teixeira e sua mulher, Eonice Teixeira. Hoje conta com a ajuda dos agricultores de diversas comunidades para prepará-la. Na hora do desfile, tem a participação de 16 pessoas, divididas nas duas carretas, todas caracterizadas com as próprias roupas de colono.

No fogão a lenha, durante todo o desfile, é cozinhada polenta -  que é servida ao final da parada, junto com salame, queijo, linguiça e pela primeira vez terá cuca, tudo produzido pelos agricultores que participam da apresentação.

O Desfile Rural da 32ª Festa Nacional do Colono acontece no próximo sábado (19), a partir das 10 horas. O evento que abre as atividades da Festa é organizado pela Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Rural em conjunto com as 18 comunidades rurais, e tem a intenção de mostrar a grandiosidade e a importância do homem do campo à população urbana. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS