quinta, 28 de março de 2024
Geral
10/07/2014 | 08:51

Festival gastronômico comemora os 50 anos de Balneário Camboriú

No dia 20 de julho Balneário Camboriú completa seu cinquentenário. Entre várias promoções que integram o calendário oficial de aniversário do município, está a 5ª edição do festival gastronômico Balneário Saboroso. O evento, que acontece de 10 a 27 de julho e é realizado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, tem apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) e de vários parceiros. A intenção é mostrar aos amantes da boa culinária, que a cidade tem muito a oferecer além de suas praias, belezas naturais e inúmeras atrações de lazer. A promoção confirma: no quesito boa mesa, Balneário Camboriú dá seu show, revelando que também é referência pela gastronomia.

São 26 os restaurantes que participam do Balneário Saboroso em 2014. Os estabelecimentos irão oferecer cardápio individual completo – entrada, prato principal e sobremesa – a preço único e acessível. Além da gastronomia, haverá agenda paralela com aulas-show, palestras e workshops, além de degustações, num total de 14 acontecimentos. Para esses eventos, programados de 15 a 25 de julho, foram convidados chefs de cozinha de renome nacional, além de enólogos, enófilos, empreendedores e sommeliers, que estarão desvendando um pouco do mundo dos sabores.

O lançamento do 5º Balneário Saboroso aconteceu na noite desta segunda-feira (7),  no salão de eventos da Universidade do Vale do Itajaí, Univali em Balneário Camboriú. Marcaram presença a anfitriã e presidente do Convention, Margot Rosembrock Libório, que recebeu na abertura, no "lounge" de honra, o secretário de Turismo do município e representante do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, Ademar Schneider; o presidente da Santur, Valdir Walendowsky; a secretária adjunta de Esporte, Turismo e Cultura do Estado, Maria Tereza Debatin; o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau de Santa Catarina, Cimélio Pereira; o coordenador regional do Sebrae, Alcides Sgroth Filho; e o reitor da Univali, Mário Cesar dos Santos.

Margot citou que "o Balneário Saboroso é a prova de que a união faz a força, e o Convention se propôs a unir todas as parcerias potenciais, para um dia, o que foi uma aventura, hoje se tornasse um case de sucesso". A presidente ainda enfatizou que não existem eventos do porte do Balneário Saboroso que sejam bons para o turista, se não forem bons para a comunidade local. Ela finalizou a abertura lembrando o interesse que o Convention tem em transformar a cidade em  referência gastronômica no mês de julho.

Já o presidente da Santur, Walendowsky, pontuou que a gastronomia está diretamente ligada à promoção do turismo. Para ele, o Balneário Saboroso trouxe uma experiência muito positiva de valorização da cultura. "Foi muito boa a iniciativa de trazer para o festival gastronômico, pratos de outras regiões do Estado, como o entrevero característico da Serra e a salsicha do Vale Europeu", firmou.

De acordo com o secretário de Turismo municipal, Ademar Schneider, o sucesso do festival já é notório, principalmente porque teve competência de unir o trade. "Não apenas para promover a gastronomia, mas também para desenvolver o setor de turismo, oferecendo mais opções a quem visita a cidade", analisou destacando ainda as importantes parcerias da Santur, da Secretaria de Estado de Esporte, Turismo e Lazer, do Sebrae, Univali, Federação Estadual de Conventions, além das empresas que apostaram no evento. "A Prefeitura sempre estará disposta a dar sua contribuição em promoções importantes como esta", acentua Ademar.

Os interessados em conhecer o Balneário Saboroso poderão acompanhar os menus de cada restaurante participante, e os eventos que o integram, no portal virtualwww.balneariosaboroso.com.br . A programação também está disponível em um livreto que é oferecido como presente nos empreendimentos participantes. Vale lembrar que em cada empreendimento, o consumidor ganhará um selo de participação. Ao juntar três selos de estabelecimentos diferentes, ele poderá ganhar um avental alusivo ao evento.

“O festival Balneário Camboriú Saboroso nos proporciona essa possibilidade, de viver o município de maneira especial, contemplando sua história, desenvolvimento, economia, a comunidade, sua vocação por agradar quem vem ou vive na cidade, e sua riqueza cultural pela sensação do paladar”, finalizou o secretário Schneider, convidando turistas, moradores e trabalhadores da cidade a fazer parte dessa festa gastronômica.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS