quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/03/2014 | 08:13

Mutirão de Limpeza já retirou cerca de 20 toneladas de entulho do Itajaí-Açu

Neste sábado (22) é o Dia Mundial da Água. Por isso, nesta quinta-feira (20) a Secretaria de Obras está realizando um mutirão de limpeza nas margens do Rio Itajaí-Açu no trecho da Avenida Prefeito Paulo Bauer, no Centro. Até o fim da manhã, foram retiradas cerca de 25 toneladas de entulho, principalmente madeira. A ação integra a programação do “Juntos pelo Rio” que além de conscientizar a população sobre a preservação irá realizar um grande mutirão de limpeza no dia 29 de março.

“Resolvemos antecipar a limpeza neste trecho, porque a quantidade de entulho acumulada aqui estava muito grande. E também, para incentivarmos as empresas localizadas às margens do rio, para aderirem ao programa Juntos pelo Rio participando do mutirão de limpeza” conta o Secretário de Obras, Tarcízio Zanelato. Por volta das 15h, os trabalhos serão suspensos devido a maré alta e se necessário serão retomados na sexta-feira (21). Durante o mutirão o trânsito ficará interditado.

A abertura oficial do “Juntos pelo Rio” será neste sábado (22). Grupos de escoteiro da cidade irão percorrer as empresas instaladas nas margens do rio Itajaí-Açu, entregando panfletos relacionados ao descarte correto dos resíduos, propondo ações de preservação nas margens e convidando para o mutirão de limpeza que ocorre no dia 29 de março, por terra e por água, nas margens do rio.

No ano passado, foram recolhidas 4 toneladas de entulho. Para a ação, os organizadores estão cadastrando embarcações que queiram voluntariamente ajudar na coleta dos resíduos. Até o momento, 10 embarcações já estão confirmadas. “A nossa meta é conseguir 30 barcos de pequeno porte ou até mesmo jet sky. Quem quiser participar deve ser habilitado pela Marinha, e pode se cadastrar através do e-mail juntospelorioitajai@gmail.com”, explica uma das organizadoras, Medelin Pitrez dos Santos.

As ações são coordenadas pelo Porto de Itajaí e Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí (Semasa) e contam com a participação da Defesa Civil, Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), Fundação do Meio Ambiente de Navegantes (Fuman), Corpo de Bombeiros, associações náuticas de Itajaí e Navegantes, Delegacia da Capitania dos Portos, Itajaí Práticos, Secretaria de Obras e Secretaria de Saúde. Também são parceiras as empresas Água Ariribá, APM Terminals Itajaí, Braskarne, Poly Terminais, Terminal Trocadero, Ecosorb, Esgoneto, Gomes da Costa, Ambiental Transportes, Ambiental Coleta Municipal, Cooperfoz, Empresa de Navegação Santa Catarina, Estaleiro Naveship e Portonave Terminal Portuário Navegantes.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS