sábado, 20 de abril de 2024
Geral
05/03/2014 | 10:15

Saúde alerta para risco de contágio por leptospirose

O volume de chuva registrado em Itajaí em pouco espaço de tempo, aliado ao pico de maré, provocou alagamentos em mais de 80 ruas da cidade. Dos oito pontos monitorados pela Defesa Civil de Itajaí que constam no sistema de telemetria, a estação localizada Rio Itajaí­Mirim (Curso Antigo) foi o que registrou maior volume de chuva, com 131.04 mm, nas três últimas horas.

Devido aos alagamentos, muitas famílias estão em contato com água suja e lama e é por isso que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, através do Núcleo de Controle de Zoonoses, alerta para o risco de contágio por leptospiorose.

A urina dos ratos, presente em esgotos, bueiros, tocas e outros, mistura-se à água e a lama das chuvas e traz consigo a bactéria leptospira, que penetra a pele com ferimentos, cortes e mucosas, ou ainda em pele integra após muito tempo em contato com a água.

“Além da população em geral, queremos alertar principalmente os que trabalham no pós alagamento, a exemplo dos limpadores de fossas e bueiros, trabalhadores de rede de esgoto, catadores de lixo, entre outros”, alerta a Diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Rachel Marchetti.

Quem teve sua residência alagada, após as águas baixarem, deve utilizar botas e luvas para lavar e desinfetar o chão, paredes, objetos caseiros e roupas , com água sanitária, na proporção de um litro deste produto para 1000 litros de água. Depois, enxágue o ambiente e objetos com água limpa.

Os principais sintomas da leptospirose são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo (principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna)), podendo também ocorrer vômitos, diarréia e tosse. Nas formas mais graves geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar para a doença não evoluir para óbito.

Prevenção:

· Manter os alimentos armazenados em vasilhames tampados e à prova de roedores;

· Acondicionar o lixo em sacos plásticos em locais elevados do solo, colocando-o para coleta pouco antes do coletor de lixo passar;

· Manter limpos e desmatados os terrenos baldios;

· Jamais jogar lixo à beira de córregos, pois além de atrair roedores, o lixo dificulta o escoamento das águas, agravando o problema das enchentes;

· Fechar buracos de telhas, paredes e rodapés para evitar o ingresso do rato para dentro de sua casa;

· Manter as caixas d’água, ralos e vasos sanitários fechados com tampas pesadas.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS