sábado, 20 de abril de 2024
Geral
18/12/2013 | 10:07

Inscrições abertas para vagas remanescentes do IFSC

Estão abertas até 22 de janeiro as inscrições para 299 vagas remanescentes em cursos técnicos concomitantes e subsequentes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em 11 câmpus. Na região do Vale do Itajaí, estão disponíveis 54 vagas para os câmpus Gaspar e Itajaí. As aulas já começam no primeiro semestre de 2014 e a seleção é por análise socioeconômica.

As inscrições devem ser feitas no site www.ingresso.ifsc.edu.br. Para os candidatos que não possuem acesso à Internet, há computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC (veja os endereços no edital). Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Não há taxa de inscrição. Caso seja selecionado, o candidato pode - após fazer a matrícula - solicitar um auxílio financeiro que ajudará o aluno a se manter no IFSC, desde que comprove situação de carência econômica e atenda os requisitos do edital de assistência estudantil.

Entenda os tipos de cursos

As vagas remanescentes disponíveis são para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes. Nos cursos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no IFSC ao mesmo tempo em que faz o Ensino Médio em outra escola. Já nos cursos técnicos subsequentes, o aluno deve ter o Ensino Médio completo, pois só faz o curso técnico no IFSC.

Reserva de vaga

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

Para se inscrever no sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já para se inscrever nos cursos de graduação o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações, devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.

O detalhamento do sistema de cotas pode ser conferido no edital 18/2014-1 disponível no site www.ingresso.ifsc.edu.br.

Cursos com vagas remanescentes disponíveis na região:

Câmpus Gaspar
Técnico Concomitante em Administração – 28 vagas
Técnico Concomitante em Informática – 19 vagas

Câmpus Itajaí
Técnico Subsequente em Pesca – 7 vagas

Ao todo, estão disponíveis 299 vagas para os câmpus Araranguá, Canoinhas. Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. Para ver todas as vagas disponíveis, acesse www.ingresso.ifsc.edu.br.
 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS