sexta, 19 de abril de 2024
Geral
09/12/2013 | 08:23

Univali é a melhor universidade não-estatal de SC, em avaliação do MEC

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é a universidade não-estatal catarinense melhor classificada no Índice Geral dos Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC). Na avaliação geral das universidades, divulgado hoje, 6, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a instituição fica atrás, apenas, da públicas: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC), com a nota quatro, numa escala que vai até cinco.

 

O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos conceitos preliminares de curso no triênio de referência (2010 a 2012) e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições. No país, a Univali ocupa a 60º posição entre todas as universidades (públicas e privadas), e é a 11ª entre as não-estatais.

 

Foram avaliadas 2.171 universidades, faculdades e centros universitários. Dessas, 17,2% tiveram conceito insatisfatório. Instituições sem conceito representam 9,6% do total.

 

Doze cursos alcançam conceito quatro

No CPC os cursos de Administração (Biguaçu), Ciências Contábeis (Itajaí e Biguaçu), Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, Design Industrial, Design de Moda, Direito (Itajaí), Psicologia (Itajaí), Relações Internacionais (Balneário Camboriú), e Turismo e Hotelaria, da Univali obtiveram conceito quatro na listagem dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior dos cursos de graduação avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2012 e divulgados pelo Inep/MEC, no relatório do Conceitos Preliminares de Curso (CPC).

 

Administração (Itajaí, Balneário Camboriú e Tijucas), Direito (São José, Balneário Camboriú, Tijucas e Biguaçu), Marketing e Gestão de Recursos Humanos, obtiveram nota três (3). Nos cursos de Relações Internacionais (Itajaí) e de Design, não houve cálculo do CPC, prevalecendo a nota do Enade (4 para ambos). Dois cursos que estão em processo de desativação (Administração de São José, e Psicologia de Biguaçu) ainda foram avaliados e, por consequência, obtiveram conceito inferior à média.

 

Segundo Cássia Ferri, Pró-reitora de Ensino da Univali, o resultado demonstra que a instituição está alcançando as metas de excelência no ensino: “O resultado é fruto do trabalho da coletividade característica de uma universidade comunitária, com a constante qualificação dos projetos pedagógicos, do corpo docente e da infraestrutura em todos os cursos”, aponta.

 

Enquanto IGC é um indicador anual que avalia as IES e é resultado da média ponderada dos CPC da graduação e do conceito da Capes aplicado aos programas de pós-graduação, o CPC avalia os cursos, a cada três anos, com base no rendimento dos alunos, infraestrutura e corpo docente. Na nota do CPC, o desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura representa 15% da nota e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa 15% do total, já dedicação integral e doutores representam 7,5% da nota.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS