quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/12/2013 | 08:30

Univali alcança conceito quatro em avaliação do MEC

O Ministério da Educação (MEC) permitiu a consulta, por parte das Instituições de Ensino Superior, ao resultado do Índice Geral dos Cursos (IGC) e dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC). No IGC a Univali melhorou seu conceito de três (3), em 2012, para quatro (4), numa escala que vai até cinco (5).

 

No CPC os cursos de Administração (Biguaçu), Ciências Contábeis (Itajaí e Biguaçu), Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, Design Industrial, Design de Moda, Direito (Itajaí), Psicologia (Itajaí), Relações Internacionais (Balneário Camboriú), e Turismo e Hotelaria, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) obtiveram conceito quatro (4).

 

Administração (Itajaí, Balneário Camboriú e Tijucas), Direito (São José, Balneário Camboriú, Tijucas e Biguaçu), Marketing e Gestão de Recursos Humanos, obtiveram nota três (3). Nos cursos de Relações Internacionais (Itajaí) e de Design, não houve cálculo do CPC, prevalecendo a nota do Enade (4 para ambos). Dois cursos que estão em processo de desativação (Administração de São José, e Psicologia de Biguaçu) ainda foram avaliados e, por consequência, obtiveram conceito inferior à média.

 

Segundo Cássia Ferri, Pró-reitora de Ensino da Univali, o resultado demonstra que a instituição está alcançando as metas de excelência no ensino: “O resultado é fruto do trabalho da coletividade característica de uma universidade comunitária, com a constante qualificação dos projetos pedagógicos, do corpo docente e da infraestrutura em todos os cursos”, aponta.

 

Enquanto o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador anual que avalia as IES e é resultado da média ponderada dos CPC da graduação e do conceito da Capes aplicado aos programas de pós-graduação, o CPC avalia os cursos, a cada três anos, com base no rendimento dos alunos, infraestrutura e corpo docente.

 

Na nota do CPC, o desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura representa 15% da nota e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa 15% do total, já dedicação integral e doutores representam 7,5% da nota.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS