quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/11/2013 | 15:04

Vers un Monde sans Sida chega a Itajaí

O veleiro da categoria Multi50 Vers un Monde sans Sida, que em português quer dizer ‘Por um Mundo sem AIDS’, foi o quarto da categoria a cruzar a linha de chegada em Itajaí (SC). O multicasco participa da Transat Jacques Vabre, uma das regatas mais disputadas e tradicionais do mundo. Os franceses Erik Nigon e Samy Villeneuve encerraram a participação dos barcos de 50 pés nesta quarta-feira (27), às 11h11. A dupla levou 20 dias, 1 hora, 11 minutos e 18 segundos para completar o percurso de quase 10 mil quilômetros pelo Atlântico entre Le Havre, na França, e Santa Catarina, no Brasil.

Mais do que o resultado do desafio, os velejadores comemoram o fato de mobilizar a população mundial para combater a AIDS, que ainda mata milhões no planeta. “Passamos a mensagem de prevenção à AIDS e há muitas pessoas que nos seguem. Isso nos motiva a seguir em frente. São nove anos de engajamento e luta”, disse Erik Nigon. “Sei que Itajaí e região já registraram índices alarmantes no passado e conseguiram diminuir com ações. Mas a luta sempre deve continuar”.

Com a vela, os navegadores querem incentivar a pessoas que têm AIDS a praticar esportes e aumentar a qualidade de vida. “Correr a Transat Jacques Vabre é um desafio que serve de inspiração. Levanto a bandeira de que todos, com ou sem AIDS, podem velejar, correr e fazer atividades físicas”, concluiu Erik Nigon.

O laço vermelho, símbolo mundial da luta contra a AIDS, faz parte das roupas dos velejadores e adesiva os cascos do trimarã. Os velejadores foram recebidos com uma queima de fogos, frutas tropicais e caipirinhas.

Integrantes do Projeto CRESCER, uma iniciativa da cidade de Itajaí (SC) de prevenção e conscientização sobre a AIDS, foi dar boas-vindas aos navegadores.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS