quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/11/2013 | 16:42

Governador Ponticelli sanciona lei que reconhece a Adjori como de Utilidade Pública Estadual

O governador em exercício, Joares Ponticelli, sancionou nesta quinta-feira, dia 14, lei que reconhece a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina – Adjori/SC como entidade de Utilidade Pública Estadual. O ato de assinatura, no Centro Administrativo, foi acompanhado por cerca de trinta jornais filiados à Adjori/SC , vindos de diferentes regiões do Estado.

Em seu pronunciamento, o governador em exercício destacou que tanto a Assembleia Legislativa, que aprovou o projeto em tempo recorde, quanto o Executivo, que agora sanciona essa lei, demonstram "o quanto o poder público catarinense reconhece e respeita esse grande parceiro que é a imprensa".

Ao elogiar o esforço da Adjori em relação à profissionalização da imprensa do interior de Santa Catarina, Ponticelli disse que essa lei terá grande impacto e repercussão na história da Associação e de seus filiados, ampliando ainda mais as possibilidades de avanços da imprensa catarinense, que já é destaque em termos nacionais.

Ponticelli aproveitou a oportunidade para pedir o envolvimento da imprensa numa pauta que considera fundamental: a construção de um novo pacto federativo. " Os Estados e os municípios já não suportam mais arcar com tantas responsabilidades com a concentração do dinheiro nas mãos do poder central", desabafou. Disse que a imprensa que fala diretamente com o cidadão pode fazer com que a própria sociedade coloque isso em pauta já nas eleições de 2014.

Homenagem – Na oportunidade, a Adjori/SC entregou uma placa de homenagem ao governador interino Joares Ponticelli não apenas por sancionar a lei, mas por ter sido ele, como deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, o proponente e grande apoiador da iniciativa de declarar a Adjori/SC entidade de Utilidade Pública Estadual.

“Este é um momento de grande importância para a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina. A declaração de Utilidade Pública Estadual reconhece o trabalho de mais de três décadas da Adjori/SC em defesa do fortalecimento da imprensa local catarinense e em prol do interesse coletivo, como a promoção da cultura, da educação e da cidadania”, destacou o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi.

Presenças - O ato foi prestigiado pelo secretário de Estado da Comunicação, Nelson Santiago, pelos deputados Ismael dos Santos, Darci de Matos, Jean Kuhlmann, Jorge Teixeira, pelo secretário de Comunicação da Alesc, Deca May, e pelo assessor de imprensa, Julio Cancelier, além de profissionais de imprensa da Capital e do inteiror. 

A ADJORI/SC
Fundada em outubro de 1981, a Adjori/SC possui atualmente cerca de 190 publicações associadas. Com tiragem média de três mil exemplares, os jornais locais filiados à Adjori/SC ultrapassam a marca de 600 mil exemplares circulando em praticamente todos os 295 municípios de Santa Catarina, inclusive em Florianópolis. Juntos, somam cerca de três milhões de leitores no Estado, considerando-se a média de cinco leitores por exemplar.

Ao longo dessas mais de três décadas de atuação, a Adjori/SC vem empreendendo inúmeras ações voltadas ao fortalecimento, à capacitação e ao aprimoramento dos jornais locais, sendo responsável , também, por projetos culturais de valor inestimável para a história da imprensa catarinense. Como parte de sua atuação, a Adjori/SC e seus associados apoiam campanhas e iniciativas voltadas ao bem comum e por sua importância e credibilidade vem obtendo o reconhecimento do poder público e da sociedade civil.

Reconhecimento - Além de homenagens recebidas pelos jornais através das Câmaras Legislativas Municipais, a Adjori/SC e seus associados foram distinguidos com a Medalha de Mérito Legislativo – uma das mais importantes honrarias conferidas pelo Parlamento Catarinense a entidades que alcançam notoriedade em suas respectivas áreas de atuação - em sessão solene realizada em novembro de 2007.

A Adjori/SC também foi reverenciada pela Assembleia Legislativa pela passagem de seus 20 anos de atuação (outubro de 2001) e em seu Jubileu de Prata (novembro de 2006) . Uma dupla honraria - pelos 28 anos de atuação e pelos dez anos do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo - aconteceu em novembro de 2009.
Ao completar três décadas de atuação, a Adjori/SC foi mais uma vez homenageada pela Assembleia Legislativa em solenidade promovida em 7 de novembro de 2011.
A Adjori/SC e seus associados também foram agraciados pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

 
 
 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS