sexta, 19 de abril de 2024
Geral
04/11/2013 | 09:05

Encontro de cooperativas de catadores é realizado na Univali

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) sediará no dia 7 de novembro, a 2ª edição do Encontro de Integração das Cooperativas de Catadores da Região da Foz do Rio Itajaí (Cooperagem). O evento inicia às 8h30, no auditório de Farmácia, no bloco E1, do Campus Itajaí, e reúne representantes de cooperativas das cidades de Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema.

O encontro debaterá licenças ambientais, políticas públicas para inclusão social, qualificação dos serviços, compostagem e relatos de experiências bem sucedidas na região. O Cooperagem se baseia nos princípios da Economia Solidária, que incentiva os gestores das cooperativas a se inserirem em espaços coletivos para debates e esclarecimentos.

“O evento é um momento de articulação e de integração da comunidade, informando as diferentes possibilidades de economia solidária, a importância e o papel do catador na sociedade”, explica Idalina Boni, técnica de campo da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Univali.

Este ano, o Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) traçou um perfil dos catadores de material reciclável no Brasil e mostrou que existem mais de 380 mil destes profissionais no país e que, em média, eles ganham acima do salário mínimo. A região Sul do Brasil é a terceira que mais concentra catadores, sendo que no último Censo, 58.928 pessoas declararam-se profissionais atuantes na área.

O Cooperagem é iniciativa da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Univali, com as cooperativas de catadores de material reciclável: Cooperfoz, Recinave, Coopermar e CooperItapema , e conta com o apoio da gerência de extensão do Centro de Ciências Sociais da Terra e do Mar (CTTMar) da Univali. Os interessados em participar podem se inscrever pelo site univali.br/eventos, no link Meio Ambiente.

Programação:

8h30 - Credenciamento
9h - Abertura
Palestra - Licença Ambiental de Operação para a Central de Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos
11h - Oficina de triagem e bazar de reutilizáveis, no CTTMar

13h30 - Avaliação de resultados
14h30 - Lançamento do vídeo das Cooperativas
15h - Relato de experiências
- Papel do gestor público em relação ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos
- Revolução dos Baldinhos – Experiência Bairro Chico Mendes, Florianópolis
- Compostagem orgânica - Bokashi – Experiência jardins da Univali
- Rede de Cooperativas de Coletores de Materiais Recicláveis Foz do Rio Itajaí
 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS