sexta, 29 de março de 2024
Geral
14/10/2013 | 08:47

Lâmpadas fluorescentes recolhidas na APM Terminals Itajaí passam por processo de descontaminação

A APM Terminals – empresa responsável pela operação de contêineres no Porto de Itajaí - acaba de promover, através de seu Sistema de Gestão Ambiental - SGA, a trituração e descontaminação de 629 lâmpadas fluorescentes queimadas de tamanhos diferenciados, que foram utilizadas no terminal e também recolhidas no posto de coleta interno. Ricardo Arten, superintendente da APM Terminals Brasil, explica que a iniciativa e logística de descontaminação faz parte do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da APMT.

 

A logística reversa para as lâmpadas, neste caso, é uma ação proativa da APMT em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece que a responsabilidade é do fornecedor. Todo o processo é feito por uma empresa contratada pela APM Terminals. O procedimento de trituração consiste em separar o material reciclável (alumínio e vidro) do tóxico (fósforo e vapor de mercúrio). Dependendo das condições do material gerado pelo processo ele será reciclado ou enviado para um aterro industrial.

 

Em números totais, as 629 lâmpadas recolhidas no prédio da empresa correspondem a pelo menos 124 miligramas de mercúrio que deixam de ir para a natureza. A quebra do material sem critério ou controle é uma das formas mais nocivas de desrespeito ao meio ambiente e à saúde pública. Jogar lâmpadas fluorescentes em lixo comum é um grande risco porque elas contêm, em sua composição, o elemento mercúrio. Uma pessoa atingida pelo metal pode adquirir sérios problemas respiratórios e neurológicos, além de afetar rins, pulmões e cérebro.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS