sexta, 29 de março de 2024
Geral
14/10/2013 | 08:14

Tenista de Itajaí é campeão da Copa Santa Catarina Internacional de Tênis

O jovem João Menezes foi o grande campeão da categoria 18 anos (a principal em disputa) da 5ª edição da Copa Santa Catarina Internacional de Tênis. Na tarde de sábado (12), o atleta da ADK Tennis derrotou o francês Corentin Moutet por 2 sets a 0, duplo 6/3, e conquistou seu primeiro título em torneio da Federação Internacional de Tênis (ITF). A importante competição infanto-juvenil, organizada pela ADK Tennis, Itamirim Clube de Campo (ICC) e Federação Catarinense de Tênis, reuniu em Itajaí cerca de 300 atletas de mais de 25 países, divididos nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, nos naipes masculino e feminino.

Cabeça de chave 1 do torneio, Menezes, de 16 anos, começou muito bem a decisão, impondo seu jogo e quebrando o saque do rival logo no terceiro game. O tenista da casa ainda conseguiu mais uma quebra de saque e fechou o set em 6/3. A segunda parcial começou da mesma forma, com o atleta da ADK pressionando, vencendo os pontos decisivos e abrindo vantagem no placar. A revelação francesa, de apenas 14 anos, ainda tentou uma reação, mas Menezes não deu chances ao adversário e fechou o jogo com mais um 6/3, para a alegria da torcida que compareceu em bom número no Itamirim.

“Estou muito feliz. É meu primeiro título nível ITF e ganhá-lo em casa fica ainda melhor. O torneio foi difícil, mas joguei bem durante toda a semana e felizmente saí com a vitória. A decisão foi bastante equilibrada, contra um adversário duro, mas mantive a concentração em todos os pontos, estava bem preparado, e agora é só comemorar”, destaca Menezes.

Roberto Carvalho, técnico da ADK Tennis que acompanhou o jovem durante todo o torneio, fala que o título é reflexo do trabalho desenvolvido no ICC. “A conquista veio coroar o trabalho de toda a equipe. O João está num processo de amadurecimento e vem evoluindo a cada competição. Neste ano, ele jogou a chave juvenil de dois torneios de Grand Slam – US Open e Wimbledon – e essa experiência reflete na melhora do seu tênis”, explica o treinador.

A caminhada de João Menezes rumo ao título em Itajaí começou com uma vitória fácil sobre Ruy Teixeira, duplo 6/0. Na segunda rodada, o cabeça de chave 1 do torneio precisou virar o jogo diante de Fernando Yamacita, ganhando com parciais de 3/6, 6/3 e 6/4. Nas quartas de final, um duelo caseiro diante de Arthur Fagundes, também da ADK, e vitória por 6/2 e 6/3. O placar se repetiu na semifinal, quando Menezes derrotou Igor Marcondes.

A Copa Santa Catarina Internacional de Tênis integra os calendários da ITF, Gira Cosat (Confederação Sul-Americana de Tênis) e Confederação Brasileira de Tênis (CBT), e foi o primeiro grande evento organizado pela ADK.

Além da organização da ADK Tennis, ICC e FCT, com supervisão da ITF, Cosat e CBT, o torneio contou com apoio do Governo Federal, Governo de Santa Catarina e Prefeitura de Itajaí / FMEL, e patrocínio de Heusi Importação e Exportação, Correios, Dicave / Volvo, Unificado, Anasol, Água Mineral Puris, Promenac / Camvel / Volkswagem, Tretorn, Mendes Sibara, Univali, Ega Logística Especializada, Pontual Auto Vidros, Fiat Barigüi e Unimed.

 

Campeões e vices da 5ª Copa Santa Catarina

 

18 anos masculino

Campeão: João Menezes (BRA)

Vice: Corentin Moutet (FRA)

 

18 anos feminino

Campeã: Isabella Capato Camargo (BRA)

Vice: Ivone Alvaro (POR)

 

16 anos masculino

Campeão: Orlando Luz (BRA)

Vice: Felipe Meligeni Alves (BRA)

 

16 anos feminino

Campeã: Luiza Braghini (BRA)

Vice: Nicoli Pereira (BRA)

 

14 anos masculino

Campeão: Gustavo Moreira (BRA)

Vice: João Vitor Ceolin (BRA)

 

14 anos feminino

Campeã: Leticia Lunge (BRA)

Vice: Nicole Beidacki (BRA)

 

12 anos masculino

Campeão: Herick Isago (SC)

Vice: Matheus Queiroz (SP)

 

12 anos feminino

Campeã: Namie Isago (SC)

Vice: Sabrina Campigotto (PR)


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS