terça, 16 de abril de 2024
Geral
08/10/2013 | 13:28

Itajaí no foco da imprensa européia

Paris:Os esforços de Itajaí na organização da “Aventura Pelos Mares do Mundo”, evento no qual está inserida a chegada em Itajaí de 90 navegadores, em 45 veleiros – divididos em quatro classes – surpreendeu a imprensa francesa e européia na manhã desta terça-feira, em Paris. A afirmação é do prefeito Jandir Bellini, que participou de conferência de imprensa às 10h30min – 05h30 no horário brasileiro – na capital francesa. Bellini falou para mais de 400 pessoas, entre elas, cerca de 200 representantes da imprensa internacional. Na ocasião também foram apresentados os 88 velejadores que participam desta edição da regata Transat Jacques Vabre, que parte da cidade de Le Havre no dia 03 de novembro, tendo como destino final a cidade de Itajaí.

         “Estamos envidado esforços para garantir aos velejadores da regata Transat Jacques Vabre grandes emoções. Nossa expectativa é receber mais de 300 mil pessoas na Vila da Aventura, em eventos que, além da regata, terão ampla programação artística, cultural, gastronômica, além de feira de negócios”, disse Bellini, destacando que, além disso, será um evento totalmente focado para a sustentabilidade. “Itajaí estará de braços abertos e, com certeza, os competidores e organizadores vão se surpreender com nossa cidade, que está se tornando um dos principais polos náuticos do Brasil”, acrescentou.

         Edouard Philippe, prefeito de Le Havre, disse que a cidade francesa, que é um polo náutico referência na Europa, sente-se honrada em ser novamente a saída dessa importante regata mundial. “Nosso porto importador de café, agora faz o caminho inverso, levando a cultura da França para a bela Itajaí, do outro lado do Atlântico, na costa de um país que responde por uma grande fatia das exportações de café para a França”, destacou Philippe.

         “Estamos ansiosos e aguardamos com expectativa a chegada dos velejadores à Itajaí. Não tenho dúvidas de que será uma grande festa o final da regata no Brasil, pois a cidade de Itajaí vem mostrando grande organização e dinamismo na preparação da Transat Jacques Vabre”, afirmou Clotilde Bednarek, diretora de marketing do grupo Café de Mondelēz Internacional, detentor da marca Jacques Vabre.

        

A Regata:

 

Pela 11ª vez a Baía de Paul Vatine, em Havre, se cobre com as cores da regata Transat Jacques Vabre, em torno de uma das mais importantes regatas do mundo. A abertura da vila da regata, em Le Havre, está programada para 26 de outubro e, a partida em direção a Itajaí, para 03 de novembro.

A Transat Jacques Vabre se iniciou em 1993 e comemora neste ano seu 20º aniversário. Após vinte anos, o importante evento esportivo confirma seu posicionamento e organização á partir do numero de inscritos e da participação mais ativa dos velejadores. A idéia original é simples: uma grande corrida por um caminho histórico, remontando as rotas do café que é exportado para a França. “Como um bom café, a corrida é uma mistura de sabores e aromas”, dizem os organizadores.

Incentivada por Jacques Vabre e pela cidade de Havre, a Transat Jacques Vabre traça a rota do ouro verde com a mesma rota dos comerciantes de café do século XVII. Iniciou partindo de Havre, na França, que um grande porto importador de café, até Cartagena de lãs Índias, na Colômbia; para Salvador, no Brasil; e para Puerto Limon, na Costa Rica. No seu 20º aniversário a regata irá finalizar seu percurso em um novo destino, a cidade de ltajaí, no litoral sul do Brasil.

 

Sustentabilidade:

 

Estar ao mar sempre foi um desafio e, desde de 2007, outro valor foi adicionado à Transat Jacques Vabre: ação pela terra, que prevê um evento focado para a sustentabilidade. E o grupo Mondelēz Internacional e as cidades de Le Havre e Itajaí compactuam dessa premissa: implementar ações que aumentam a conscientização na redução e compensação no desenvolvimento sustentável.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS