quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/10/2013 | 08:39

Fórum de Aprendizagem acontecerá em Itajaí no mês de novembro

Entre os dias 4 e 9 de novembro acontece em Itajaí a Semana Municipal da Juventude e para o dia 7 está programado o Fórum de Aprendizagem no município. A inserção de aprendizes no mercado de trabalho estará entre as prioridades do debate. O Artigo nº 429, da CLT, determina que todo estabelecimento deve contratar aprendizes no limite mínimo de 5% e no máximo de 15% da totalidade dos empregados lotados nas funções que demandam formação profissional.

 

Esse foi o tema da reunião que ocorreu na Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI) na tarde de 02 de outubro. O encontro foi proposto pelo vereador Giovani Felix (PT) que é Presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente da CVI e é o proponente da Lei Nº 6363, de 12 de agosto de 2013 que institui a Semana Municipal da Juventude.

 

De acordo com o vereador esse ano as atividades e eventos serão promovidos no mês de novembro, mas a partir do próximo ano a semana deverá acontecer no mês de agosto devido ao Dia Internacional da Juventude comemorado no dia 12. “Sempre trabalhei com os jovens e acredito muito no potencial deles. Por isso mesmo queremos incentivar cada vez mais o protagonismo juvenil e a cidadania”, afirma o vereador.

 

Giovani esclarece ainda que a reunião extraordinária da comissão teve como objetivo debater assuntos relacionados ao Programa de Aprendizagem do município de Itajaí, visto que o Fórum de Aprendizagem fará parte da Semana Municipal da Juventude. O encontro também teve como foco a promoção do debate entre instituições formadoras e órgãos de fiscalização. “Esse momento serviu para propor ações de mobilização pelo cumprimento de contratação de aprendizes, conforme disposto na CLT”, afirma o presidente.

 

O vereador Maurílio Moraes (PSD) que é vice-presidente da comissão também participou do encontro. “Os programas de qualificação profissional devem trabalhar sempre a motivação e autoestima dos jovens, incentivando-os a buscarem sempre o próprio crescimento”, declara o legislador.

 

A reunião contou também com a presença da Chefe da Unidade do Ministério do Trabalho e Emprego de Itajaí, Elisabeti Régis. Para a representante do MT uma das maiores dificuldades em relação à inserção do jovem no mercado de trabalho está relacionada à falta de conscientização das empresas para a responsabilidade social de qualificar os jovens para o mercado de trabalho. “O aprendiz não substitui o trabalhador regular. Aprendizagem, assim como Estágio, não é mera contratação de mão-de-obra barata. É um contrato especial, com um trabalhador especial, voltado fundamentalmente para sua formação”, diz.

 

Também participarão das discussões as organizações não governamentais que trabalham com os jovens aprendizes na cidade. O Parque Dom Bosco, a Comissão do Bem Estar do Menor de Itajaí (COMBEMI), o Projeto Pescar, o Centro de Educação Empresa Escola (CIEE) e o Instituto Crescer. “Parabenizo o vereador Giovani por essa reunião. É muito importante que todos os atores envolvidos com aprendizagem no município trabalhem em rede para que o jovem possa ser beneficiado. Temos que unir forças em benefício daqueles que mais precisam. Há espaço para todos. Mas, para isso temos que trabalhar com foco na juventude”, declarou a idealizadora do Crescer, Maria Elisabeth Bittencourt.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS