quinta, 28 de março de 2024
Geral
18/07/2013 | 16:09

Desfile Rural da 31ª Festa Nacional do Colono movimenta a Rua Hercílio Luz neste sábado

Carros de boi, carroças, tobatas, charretes e tratores são alguns dos itens que contam a história do meio rural itajaiense e que vão tomar a principal Rua do Centro da cidade sábado (20), a partir das 10 horas, quando a Hercílio Luz sedia a quarta edição do Desfile Rural, evento que abre as atividades da 31ª Festa Nacional do Colono. Organizado pela Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural em conjunto com as 18 comunidades rurais, o evento tem a intenção de mostrar a grandiosidade e a importância do homem do campo à população urbana. Aproximadamente 350 pessoas devem participar do desfile. 

Como vai ser

O Desfile Rural deve ser aberto pela Banda Filarmônica. Logo após, entra o banner da Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural, a placa do 4º Desfile Rural, a logomarca da 31ª Festa Nacional do Colono, seguida das bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Itajaí, acompanhada da ala dos imigrantes, onde um carro modelo galaxi antigo e grupo trajado tipicamente para representar os colonizadores portugueses, italianos, japoneses, devem chamar a atenção do público.

Na ala seguinte, o Desfile Rural anuncia a programação da 31ª Festa Nacional do Colono, com as presenças da Rainha Neuziane Testoni - representante da comunidade de Itaipava, 1ª Princesa Josiane Marques (Espinheirinhos), 2ª Princesa Anelize Jonck (Rio do Meio) e Garota Simpatia – Samara da Costa (Rio Novo). As atrações culturais da festa vão estar representadas pelo Grupo Cultural Charruas. A ala contará, ainda, com um carro com idosos. E o Museu Etno-Arqueológico da Itaipava também estará representado.

A partir daí, no grupo ‘História da Agricultura’, vão ser apresentados carros de boi, tobata, carroças antigas, trator antigo, pessoas caracterizadas como colonos, entre outros.

O próximo setor do Desfile Rural é denominado ‘Homenagem ao Homem do Campo’, e vai ter, entre outras atrações, uma placa com uma frase ao produtor rural, seguida de tobatas, gibatas, carrocinha com cabritos.

A seguir, vem a ala Comunidades Rurais: nela, as 18 comunidades de Itajaí vão estar representadas com suas respectivas bandeiras.

Na sequência, vão ser exibidos os produtos cultivados nas comunidades, com aproximadamente 15 pessoas levando imagens ilustrativas de animais, alimentos, trator. Participa deste setor, ainda, o Grupo Sem Fronteiras, representando as festividades das comunidades rurais, entre outros.

E para fechar o desfile rural em grande estilo, a última ala será da frota agrícola itajaiense, onde haverá tratores com e sem implementos e retroescavadeiras que fazem parte do dia a dia dos homens do campo itajaienses.

 

Jantar em Homenagem aos Agricultores abre a Festa do Colono para comunidades rurais

Além do Desfile Rural promovido na manhã neste sábado (20), na Rua Hercílio Luz, a 31ª Festa Nacional do Colono vai ser oficialmente aberta para as 18 comunidades rurais de Itajaí a partir das 18h30, no Salão Principal do Parque do Agricultor Gilmar Graf, com o tradicional Jantar de Confraternização dos Agricultores. Neste ano, a atração musical do evento será a dupla Junio & Julio. Além disso, o público também vai assistir à peça teatral “E aí, tá ligado?”.

O jantar tem o objetivo de reunir os agricultores do município para uma homenagem àqueles que em seu árduo trabalho produzem o nosso alimento. Dados da Secretaria da Agricultura indicam que, atualmente, Itajaí tem cerca de 1.000 propriedades rurais. O evento marca, ainda, o início da Festa Nacional do Colono para os trabalhadores rurais.

De acordo com a comissão organizadora, em torno de 800 pessoas devem participar do jantar, entre agricultores, moradores e líderes das dezoito comunidades rurais, os participantes do Desfile Rural além de funcionários da Secretaria da Agricultura e autoridades do município e outros convidados. Na oportunidade, ocorre ainda o sorteio de brindes especiais oferecidos por parceiros da organização aos produtores rurais presentes.

Todos serão recepcionados pela realeza da 31ª Festa Nacional do Colono, formada pela Rainha Neuziane Testoni - representante da comunidade de Itaipava, 1ª Princesa Josiane Marques (Espinheirinhos), 2ª Princesa Anelize Jonck (Rio do Meio) e Garota Simpatia – Samara da Costa (Rio Novo).

 

-------------------------- Informações adicionais:

Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

Telefone: 3346-5500  


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS