sexta, 19 de abril de 2024
Geral
01/07/2013 | 14:29

Dia Nacional do Bombeiro é comemorado nesta terça-feira

Com mais de 110 quartéis espalhados por Santa Catarina, 2,7 mil militares dedicam-se à tarefa de salvar vidas. Os Bombeiros Militares e Comunitários celebram nesta terça-feira, 2, a data nacional criada para homenageá-los. O Dia Nacional do Bombeiro foi instituído, assim como a Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e Pânico, pelo Presidente Getúlio Vargas no ano de 1954 em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos integrantes das Corporações Militares Estaduais.

Na primeira semana de julho, bombeiros lotados nas unidades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar vão estar especialmente mobilizados na promoção de eventos comemorativos e de prevenção contra incêndio e pânico junto a população. Serão realizadas palestras, exercícios simulados de incêndio, demonstrações das atividades desempenhadas pelos bombeiros e a campanha anual de orientação sobre os riscos de incêndios em residências (Operação Alerta Vermelho).

Em São José, na Grande Florianópolis, uma exposição com imagens históricas e atuais que demonstram detalhes das atividades desempenhadas no dia a dia dos bombeiros catarinenses e contam um pouco da história da Corporação criada em 1926 será exibida entre 2 e 16 de Julho no hall central do Continente Park Shopping.

Uma sessão especial em homenagem aos bombeiros está programada para ocorrer no dia 2 de Julho na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na Capital, onde serão homenageados militares que dedicam suas vidas para salvar a de desconhecidos e os pequenos “bombeiros mirins” - jovens beneficiados pelo projeto social da Corporação que ensina ações básicas de gestão de risco a crianças e adolescentes. A cerimônia será realizada no plenário Deputado Orni Régis e terá início às 19h.

Operação Alerta Vermelho
Tradicionalmente realizada durante a Semana de Prevenção Contra Incêndio e Pânico em municípios catarinenses, a Operação Alerta Vermelho consiste em um mutirão de visitação realizado por Bombeiros Militares e comunitários a residências unifamiliares para divulgar orientações preventivas contra incêndio e acidentes domésticos a seus moradores.

Durante a visita é realizada uma análise da segurança das edificações e prestados esclarecimentos sobre os pontos vulneráveis e as medidas que podem ser tomadas para evitar acidentes no ambiente doméstico, principalmente no que diz respeito à rede de energia elétrica, uso de líquidos inflamáveis, velas e fogões.

Aproveitando o contato com a população, os bombeiros aplicam uma pesquisa que visa obter informações sobre o nível de conhecimento da comunidade sobre primeiros-socorros, combate a incêndios e o serviço bombeiro militar.

Mais sobre o Dia Nacional do Bombeiro
O Dia do Bombeiro, comemorado em todo o país, foi instituído pelo Decreto Federal número 35.309, de 2 de abril de 1954, para marcar os 98 anos de implantação do serviço de combate a incêndio (2 de julho de 1856). Na data, o monarca Dom Pedro II assinou o Decreto Imperial Nr. 1775, regulamentou pela primeira vez o Serviço de Extinção de Incêndios no Brasil e criou o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte.

A mesma legislação instituiu que na semana em que o 2 de julho estiver compreendido deva ser realizada, ainda, a Semana de Prevenção contra Incêndio, visando atividades que minimizam a ocorrência de sinistros.

Sobre o CBMSC
No Estado, as atividades militares de combate a incêndio tiveram início em 26 de setembro de 1926 na Capital, à época com apenas 27 integrantes oriundos da então Força Pública, sob o comando do Tenente Waldomiro Ferraz de Jesus.

Passadas mais de oito décadas desde seu surgimento, a Corporação catarinense é hoje referência para o restante do país. Atualmente são 12 Batalhões de Bombeiro Militar, com pelo menos 112 unidades operacionais em municípios (uma das melhores coberturas do serviço do Brasil) e 2.750 homens e mulheres treinados a serviço da população.

Desde as primeiras ações, a atividade de Bombeiro ampliou-se significativamente a serviço da vida. Agora, a Corporação entrega à Sociedade muito mais do que a precursora ação de combate a incêndio. Hoje em Santa Catarina o CBMSC presta serviços de excelência no combate a incêndios urbanos e florestais, atendimentos pré-hospitalares, resgates veiculares, salvamento aquático e em altura, entre outras atividades operacionais – sem mencionar a diversidade de atividades técnicas preventivas e a força-tarefa para atuação em desastres extremos.

Projeto Bombeiro Mirim
O Bombeiro Mirim é um programa de apoio pedagógico e complementação educacional, promovido em parceria com instituições públicas, privadas e voluntários.

As instruções tem como ênfase a busca pela valorização da cidadania e do respeito ao ser humano com a apresentação e a motivação de valores como disciplina, respeito a todos os seres vivos, à natureza e a prática da solidariedade. Podem participar crianças e adolescentes entre sete e 14 anos de idade, voluntárias, autorizadas pelos responsáveis e ainda que estejam frequentando regularmente o colégio.

O curso aborda temas como: noções de prevenção contra incêndio, primeiros socorros e acidentes de trânsito, evitando e/ou minimizando o índice de acidentes; o meio ambiente e dos cuidados para a sua preservação; a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas; os principais aspectos de higiene e de prevenção de doenças; entre outros.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS