sexta, 29 de março de 2024
Geral
30/04/2013 | 14:47

Empresários conhecem projeto de Bacia de Evolução do Complexo Portuário

 

A Associação Empresarial de Itajaí (ACII) recebeu na segunda-feira (29) o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior. O vice-presidente da ACII, Eclésio da Silva também presidiu e reunião tendo em vista seu grande envolvimento junto ao Complexo Portuário de Itajaí. Ele fez um forte apelo para que haja uma grande organização em torno desta causa, que irá garantir a sustentabilidade da nossa economia.

            Com o auditório praticamente lotado, o superintendente falou sobre a competitividade do Complexo Portuário de Itajaí e as limitações do canal de acesso e a necessidade a criação uma nova evolução. Segundo ele, a importância dessa obra é um problema da sociedade e não só da autoridade portuária, por isso a necessidade de uma mobilização coletiva para que se garanta com a maior brevidade possível o início da bacia de evolução. “Se Itajaí não se adaptar em breve às especificações dos novos navios toda concorrência e operacionalidade do nosso Complexo ficará comprometida”, alertou.

                Durante a reunião, o superintendente fez uma ampla abordagem de toda situação estrutural do Complexo Portuário de Itajaí, bem como, o cenário de todo mercado e operações de grandes cargueiros. Anova bacia de evolução do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu tem um projeto é ousado e ambicioso, uma vez que a meta da Autoridade Portuária é fazer o novo layout do Porto de Itajaí para conseguir receber navios de até 366 metros de comprimento por 51 de boca, até 2015 ou 2016. Antes, pelo menos até julho de 2014, o Complexo Portuário espera estar realizando manobras de navios com 335 metros de comprimento e 45 de boca.

            Todo o projeto, incluindo o alargamento do canal interno e o realinhamento do molhe norte, está estimado em R$ 300 milhões. A decisão sobre a posição da nova área de manobras foi feita depois de meses de estudos técnicos, coordenados pela empresa holandesa Arcadis, na qual até práticos da região viajaram a Holanda para fazer simulações. Após apresentação vários questionamentos foram feitos sobre o assunto.

            Na reunião desta segunda-feira, a ACII recebeu ainda o coordenador do Departamento de Projetos Internacionais da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Arthur Galli Rebelatto. Ele falou brevemente sobre os trabalhos desenvolvidos pela Câmara, área de atuação e ferramentas para inserção de empresas no mercado internacional e as vantagens e oportunidades oferecidas pela Câmara.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS