quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/04/2013 | 08:48

Programação completa do CINERAMA.BC: seis dias de intensa imersão cultural

 

Faltam poucos dias para iniciar a intensa programação do CINERAMA.BC - Festival Internacional de Cinema, que começa dia 30 de abril, próxima terça-feira, e segue até 5 de maio em Balneário Camboriú, no Cine Itália. Pelo terceiro ano consecutivo o festival traz à cidade a exibição de curtas, médias e longas metragens, a maioria em première, ou seja, inéditos que possuem sua primeira projeção no Brasil durante o festival; oficinas, debates com diretores, atores e profissionais do audiovisual, projeções, sessões abertas e gratuitas e outros atrativos em uma seleção de qualidade e que atende a um público diverso.

 

Competição Internacional

Longas e curtas metragens, nacionais e internacionais. Destaque para dois filmes inéditos no Brasil, "Verão lá fora" e "Poeira nos corações", que trarão debates com as diretoras após as sessões. Os dois, mais o clássico de Percy Adlon, "Estação doçura", fazem parte do "Foco do Cinema Alemão" no festival, em comemoração ao Ano da Alemanha no Brasil. Os longas concorrem ao prêmio de Coruja de Ouro de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Atriz; e os curtas ao prêmio de Melhor Curta Metragem.
 

Mostra Catarina

Curtas e médias metragens produzidos no Estado e que nunca foram exibidos na cidade. Destaque para "Restrito", de Diego Lara, que põe em foco o surfe no Atalaia, com cenas raras da praia nos anos 70; e “Dicionário” de Ricardo Wheschenfelder, que foi destaque no Festival de Gramado e adapta o conto "O Guarda Noturno" do poeta e contista catarinense Lindolf Bell e Linha do Mar de Felipe Vernizzi que faz sua première internacional no festival. Também será exibido "Meu pai é figurante", longa-metragem de Rodrigo Castelhano que foi filmado em Balneário Camboriú.

 

Sessões Especiais

A abertura do festival, com o filme "Noites de Reis" e presença da atriz Bianca Byington e outros convidados, acontece em sessão gratuita na praça Tamandaré, às 20h. Um pouco antes, às 18h, o reconhecido artista Lúcio Agra apresentará "Perfomance", no Calçadão da Central e depois na Praça Almirante Tamandaré, também gratuitamente. Depois da sessão haverá a festa da estreia, às 22h, aberta a todos. No dia 1º de maio, a tela de cinema permanece na Praça Tamandaré e às 18h30 projeta, gratuitamente,o filme ‘O Tesouro do Morro da Igreja’ (O Tesouro do Morro da Igreja, Brasil, 2012), média-metragem de Alexandre Corrêa.

O encerramento do festival, dia 5 no Cine Itália, é com o filme "Cores", às 21h.

E a sessão Corujinha, com "O Balão Vermelho e o Cavalo Branco", para os pequenos cinéfilos, em duas sessões também gratuitas no dia 2: às 9h e 14h, no Cine Itália.

 

CINERAMA.BC Vivo

São vídeo intervenções urbanas em espaços abertos, como o "Assombrando o Balneário", que está programado para 1 e 2 de maio. O "Cine Fantasma" acontece em locais que já abrigaram, um dia, salas de cinema, onde as projeções em grande formato sobem pelas paredes externas dos edifícios, ativando a memória da cidade. Haverá exibições nas fachadas do Cine Itália e do Cinerama.

Outro artista que participa da Mostra Cinerama Vivo, apresentando "Performance", é Lucio Agra, um dos homenageados do festival e importante teórico, artista e semioticiasta da nossa época. Agra é Doutor em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, onde trabalha como professor do Departamento de Linguagens do Corpo, também vem fazendo um trabalho artístico consistente como performer contemporâneo.
 

Oficinas, palestras e debates

Palestras: Acontecem todas as noites, antes das sessões, com profissionais do audiovisual, a fim de incentivar o mercado e colaborar com a profissionalização e questões acerca do tema. Estão agendadas: "Performance e Imagem Eletrônica", com Lúcio Agra; "A criação da atmosfera cinematográfica", com Alziro Barbosa; "Crítica Cinematográfica", com José Geraldo Couto; "Crossfunding", com Bruno Beauchamps; e  "O Trabalho do ator", com Simone Iliescu.

Debates: Após as sessões, convidados - diretores, atores e produtores - discutem os filmes exibidos com o público.

Oficinas: Acontecem paralelas ao festival. As vagas estão quase completas. São elas: 01 – Realização Coletiva de Curta-metragem, com Carlos Daniel Reichel e Guilherme Menghelli; 02 – Políticas e Projetos Culturais, com Bia Mattar; 03 – Roteiro, com Filipe Domiano; 04 – Direção, com Francisco Garcia. As inscrições são feitas pelo residencia@cineramabc.com, após a adesão pelo site de crossfunding que está tem um projeto para a estreia a céu aberto, através de financiamento coletivo. http://www.sibite.com.br/Projeto/ProjetoDetalhe.aspx?IdProjeto=222


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS