sábado, 20 de abril de 2024
Geral
18/04/2013 | 14:10

Univali completa 20 anos de serviço odontológico gratuito

 

Há 20 anos Universidade do Vale do Itajaí (Univali) abriu as portas das Clínicas do curso de Odontologia para atendimento gratuito a comunidade. Desde 93, serviços de anestesiologia e cirurgia, restaurações, endodontia, periodontia, atendimento para pacientes especiais e recém-nascidos, radiologia, lesões bucais, tratamento de disfunções na mandíbula entre outros serviços são feitos sem custos.

Por mês, cerca de 700 pessoas são encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de diversos municípios da região, para atendimento na Univali em diversas especialidades que não são oferecidas costumeiramente pela rede pública. No ano passado, mais de 14 mil pacientes foram beneficiados pelo atendimento gratuito.

“Atualmente, a maior procura é por tratamentos protéticos. A população apresenta uma grande necessidade de próteses, sejam totais ou parciais, fixas ou removíveis”, esclarece Lídia Morales Justino, coordenadora do curso de Odontologia.

Serviços diferenciais

O Curso de Odontologia é o único da região a prestar o Serviço de Diagnóstico Histopatológico de Lesões Bucais, que visa diagnosticar o câncer bucal. “Por exemplo: lá no Bairro Limoeiro, em Itajaí, o cirurgião-dentista identifica uma lesão na boca de um paciente. Ele encaminha para a clínica da Univali, onde é feita a biópsia do material, análise e laudo”, detalha Justino.

Outro serviço complexo, gratuito, é feito na Clínica de Disfunções Craniomandibulares. Neste setor é realizado tratamento de problemas de oclusão, alterações na mordida e articulação temporomandibular (articulação da mandíbula com o crânio).

O curso ofercece ainda, atendimento hospitalar, e Serviço de Radiologia, realizado na própria universidade e que beneficia todos os pacientes. Somente em 2012, foram registrados 4615 procedimentos de radiologia.

Agendamento

Para agendar o atendimento, o interessado deve ir a uma Unidade Básica de Saúde da prefeitura, e passar por exame com um cirurgião-dentista, que fará o encaminhamento. Também pode procurar a recepção do curso de Odontologia e fazer o cadastro. Na Univali, o serviço funciona diariamente, em dois turnos, no Bloco C5, do Campus Itajaí.  


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS