quinta, 28 de março de 2024
Esportes
29/06/2012 | 17:06

Volvo Ocean Race: todos contra o Groupama na regata do porto na França

Os números da Volvo Ocean Race Groupama mostram que o barco Groupama está perto de conquistar o título desta edição. Com 23 pontos de vantagem para os americanos do Puma, os franceses usarão o fator casa para ampliar a diferença na classificação geral da Volta ao Mundo. Neste sábado (30), será disputada em Lorient, a Regata do Porto e quem vencer soma seis pontos. A prova terá transmissão ao vivo do canal Bandsports, às 8 horas. Um bom resultado dos franceses dará virtualmente o título à equipe de Franck Cammas, já que faltará apenas uma perna e uma regtata de porto, em Galway, na Irlanda.

A tabela indica Groupama na liderança isolada (219 pontos), seguido por Puma (196 pontos), Camper (191 pontos), (Telefónica - 191 pontos), Abu Dhabi (122 pontos) e Sanya (44 pontos). "Estamos focados em fazer um bom resultado em casa, apesar de que não existe vantagem por estar em Lorient e conhecer a raia", relata Franck Cammas. "Este é um passo importante na nossa campanha. Esta é a antipenúltima regata antes do final. Serão duelos decisivos, por isso devemos concentrar nas manobras".

A previsão da meteorologia é que a Regata do Porto no chamado mar Bretão será disputada com ventos variando de 16 a 24 nós, na direção oeste. "Temos que tirar alguns pontos do Groupama. Os franceses serão pressionados por quatro equipes que ainda sonham com o título. Nós vamos tentar vencer", antecipa Ken Read, líder do Puma.

O comandante do Camper, Chris Nicholson, também quer ganhar para diminuir a vantagem. "Nesta fase da competição, é importante os seis pontos. Todos estão cansados e o foco faz a diferença, evitando erros". Os espanhóis do Telefónica, em quarto lugar, viram o título quase certo ir por água abaixo depois da quebra do leme próximo da chegada na França. Mesmo assim, o líder Iker Martínez promete dar 200% de si para tentar retomar a ponta. "Não fomos bem nas regatas do porto. No entanto, ainda não está nada perdido e nossa equipe vai se doar ao máximo. Precisamos mostrar que os tripulantes são bons e que essa posição não reflete nosso potencial".

No domingo (1), a flotilha parte para Galway para a última perna da Volvo Ocean Race 2011/2012. No outro sábado, os velejadores disputam a última regata do porto e confirmam o vencedor da competição. Serão 30 pontos para quem chegar em primeiro.

VOR 65, o novo barco - A próxima edição da Volvo Ocean Race, que será realizada em 2014 e 2015, está cheia de novidades. Para aumentar o custo benefício, a organização da Volta ao Mundo definiu a redução do tamanho dos barcos, que terão um único projetista e apenas um grupo de estaleiros responsável pela construção. As embarcações passarão de 70 para 65 pés (19,8 metros), serão desenhadaspela Farr Yacht Design, dos Estados Unidos, e construídas por um consórcio de estaleiros do Reino Unido, França, Itália e Suíça. O objetivo é aumentar o número de barcos para 10. Hoje, a competição conta com seis (Groupama, Puma, Camper, Telefónica, Abu Dhabi e Sanya).

Na prática, mesmo com tamanho menor, certa de 1,5 metros, os veleiros não ficarão mais lentos. O novo projeto reduzirá o custo de uma campanha competitiva para menos de 15 milhões de euros (cerca de R$ 38,7 milhões).
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS