quinta, 18 de abril de 2024
Esportes
18/06/2012 | 11:12

Equipe francesa chega primeiro em casa e se aproxima do título da Volvo Ocean Race

O título da Volvo Ocean Race, que antes era dado como certo para o barco espanhol do Telefónica, passou para as mãos da França com o Groupama. O veleiro de Franck Cammas venceu, nesta sexta-feira (15), a perna de Lisboa até Lorient de 1.940 milhas náuticas (3.546 quilômetros) e abriu mais de 20 pontos de vantagem para o segundo colocado, que passou a ser o Puma, dos Estados Unidos. Os franceses aproveitaram a quebra do leme dos espanhóis e abriram vantagem, chegando em primeiro lugar em casa, para festa dos amantes da vela de oceano na Costa da Bretanha.

O veleiro francês completou a oitava perna em quatro dias, 23 horas, 31 minutos e quatro segundos. O Camper, barco de bandeira espanhola/neozelandesa, fechou em segundo lugar, ganhando 25 pontos. "Foi uma perna curta, porém dura. É uma sensação muito boa ser recebido pelos milhares de fãs do meu país. Com certeza é um sonho que tínhamos desde que largamos para essa aventura", relatou o feliz comandante Franck Cammas.

O barco conseguiu uma recuperação digna de campeão na perna, subindo da quarta colocação à liderança em apenas dois dias e justamente nas milhas finais. A vitória veio também em função da coragem e habilidade do tripulante Brad Marsh, que subiu ao topo do mastro de 31 metros para efetuar reparos no equipamento durante uma tempestade. Sem desistir, o time francês recuperou a ponta menos de 12 horas antes da chegada.

Os 30 pontos obtidos pelo Groupama praticamente tiram o título esperado do Telefónica, que tem o brasileiro Joca Signorini a bordo. Os ibéricos foram prejudicados pela quebra do leme quando lideravam a prova e haviam batido o recorde de velocidade desta edição da Volvo Ocean Race: 560 milhas (1.037 quilômetros) em 24 horas. Em seguida, o Camper estabeleceu a melhor marca com 565 milhas (1.047 quilômetros). Com o problema da quinta-feira (14), os espanhóis reduziram a velocidade caindo para quinto lugar e ainda não completaram o trecho.

O comandante do Team Telefónica, Iker Martinez, comentou sobre a frustração ao ver perdidos aqueles que poderiam ser os pontos mais decisivos do campeonato. "São dois anos de trabalho desaparecendo em questão de minutos. Que triste!".

Na perna de Lisboa a Lorient, o Groupama fechou em primeiro seguido por Camper, Puma, Abu Dhabi. Telefónica e Sanya devem aparecer nas próximas horas. Os barcos voltam a disputar pontos apenas no sábado (23), com a Regata do Porto na costa francesa. O vencedor leva seis pontos. No dia seguinte, os veleiros partem para Galway, na Irlanda. Quem vencer o trecho soma 30 pontos. Matematicamente, o Groupama precisa chegar em terceiro para garantir o título com folga, sem contar os pontos da In-port Race do outro sábado. O percurso será curto, com 485 milhas náuticas (886 quilômetros).

Resultado acumulado após a oitava perna:
1º - Groupama - 219 pontos
2º - Puma - 196 pontos
3º - Telefónica - 191 pontos*
4º - Camper - 191 pontos
5º - Abu Dhabi - 122 pontos
6º - Sanya - 44 pontos*
 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS