sexta, 29 de março de 2024
Economia
01/06/2012 | 11:28

Com a decisão do Banco Central, poupança rende menos a partir de junho

No dia 30/05, o Banco Central do Brasil cortou em 0,5% os juros básicos no país. A taxa Selic passou de 9% para 8,5% ao ano. Já a partir de 31/05/2012, os depósitos feitos na poupança após o dia 04/05 serão corrigidos por 70% do valor da Selic + TR (5,95% ao ano + TR). Os depósitos anteriores continuam sendo remunerados pela regra antiga: 6% + TR.

Apesar da redução dos rendimentos da poupança, a alteração na regra de remuneração era necessária e traz benefícios. A mudança beneficia todos, que poderão fazer operações de crédito com taxas mais baixas e, agora, é possível que os juros continuem caindo.
A Selic também serve como referência para outras taxas de juros.

Quando a taxa básica cai, a tendência é a de redução dos juros cobrados nos empréstimos feitos pelas instituições financeiras.
O objetivo é evitar a migração de investidores dos fundos de renda fixa para a poupança, com uma Selic menor. Esses fundos são formados por títulos públicos utilizados pelo governo na rolagem da dívida.
Com a queda da Selic, um fundo de investimento, a depender da taxa de administração cobrada pela instituição financeira, podia pagar menos do que a caderneta. Com isso, para que o Banco Central tivesse mais espaço para cortar a Selic, sem reduzir a demanda por títulos públicos, foi necessário fazer mudanças na remuneração da poupança.

Tome cuidado para não pagar mais de 1,5% na taxa de administração do seu fundo de investimentos. Compare as taxas para garantir que está fazendo o melhor negócio.

ATENÇÃO: Este artigo tem por finalidade apenas informar e partilhar experiências com o leitor. O material aqui publicado não deve ser interpretado como sugestão de investimento ou como uma oferta de compra e venda de qualquer título de valor mobiliário ou outro produto financeiro.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS