sexta, 19 de abril de 2024
01/06/2012 | 11:14

Emprego inclusivo é discutido na Câmara

A Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI) recebeu na tarde desta quarta-feira (30) o encontro sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O evento reuniu representantes de entidades voltadas à capacitação e encaminhamento de deficientes para vagas de emprego e representantes de empresas da cidade.

A abertura contou com a apresentação do portal Emprego Inclusivo www.empregoinclusivo.com.br pela sua coordenadora, a psicóloga e professora Rosária Maria Fernandes da Silva. Rosária destacou que para incluir o deficiente é preciso não só aceitá-lo, mas identificar suas necessidades de forma a tornar possível sua atuação nas mais diversas funções. A psicóloga destacou ainda, a necessidade da fiscalização e cumprimento da Lei 8.2132/91, que determina uma cota mínima para pessoas com alguma deficiência em empresas com mais de 100 empregados.

O portal oferece um espaço para cadastro de currículos, vagas de emprego disponíveis e informações sobre avaliação psicológica e pedagógica, capacitação e psicoterapia, entre outros.

Lucélia dos Reis, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – de Itajaí falou sobre o Capacit – Centro de Apoio Profissional, Acompanhamento e Inclusão no Mercado de Trabalho, que prepara não só os deficientes para o mercado, mas também presta consultoria para as empresas que desejam contratá-los.

Durante o encontro, o coordenador Administrativo e Comercial Fernando da Cunha apresentou o case da empresa catarinense Cottonbaby, que desde 1994 contrata funcionários com diversos tipos de deficiência (físicas e mentais). De acordo com o profissional, a lei exige que 2 a 5% dos funcionários sejam portadores de alguma deficiência, mas hoje a empresa trabalha com 10% de deficientes em seu quadro. “O Objetivo maior é divulgar uma realidade que está dando certo para que outras empresas também possam apostar nestes profissionais”, afirmou.

O encontro contou também com a presença de representantes da Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região (ADVIR), Univali, Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (CEMESPI), Oficina Especial de Arte (Ofearte), Núcleo de Atendimento a Portadores de Necessidades Especiais (NAPNE), Serviço Social da Indústria (SESI) e do vereador Marcelo Werner (PC do B).

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS