sexta, 29 de março de 2024
Geral
10/06/2011 | 15:12

Secretarias de Pesca e Educação iniciam projeto “Filho de peixe, peixinho é”

Promover o incentivo ao consumo consciente de pescados. Este é o objetivo principal do projeto “Filho de peixe, peixinho é”, que começa a ser desenvolvido na próxima semana em parceria entre as secretarias municipais de Pesca e Aquicultura (Sepesca) e de Educação, por meio do Departamento de Educação Infantil, com a parceria do Sindicato das Indústrias da Pesca (Sindipi) e do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar da Univali (CTTMar).

 

De acordo com o diretor de Pesca da Sepesca, Agostinho Peruzzo, a ação vai ser aplicada em duas diferentes vertentes. Em uma delas, cada Centro de Educação Infantil (CEI) vai enviar uma atendente para que conheça todo o processo de manipulação do pescado, desde a descarga até a industrialização. Divididas em grupos de 10, as representantes dos CEI’s começam esta atividade na manhã da próxima segunda-feira (13), na unidade de descarga da Vitalmar Pescados. A intenção é que, após capacitadas, as atendentes sirvam de ‘multiplicadoras’ dos conhecimentos adquiridos em suas unidades de ensino.

 

Já a outra vertente pretende trabalhar a educação ambiental das crianças como forma de preservar e melhorar a qualidade das espécies de pescados. “Vamos levar profissionais e técnicos aos CEI’s para que conversem diretamente com as crianças e expliquem, por exemplo, que o papel de bala que é jogado no chão vai para a tubulação de esgoto, que o leva para o mar e no fim, compromete a qualidade do pescado que chega no prato de cada um”, revela Agostinho Peruzzo.

 

De acordo com o diretor de pesca, o projeto “Filho de peixe, peixinho é” vai ser uma atividade itinerante, que a cada 15 dias vai estar presente em um Centro de Educação Infantil, inclusive servindo pescados para a alimentação das crianças. “Vamos trabalhar a conscientização das crianças porque sabemos que elas são ótimas multiplicadoras dos conhecimentos que adquirem em suas casas, para os seus familiares. Assim, esperamos ter uma nova geração muito mais adepta do consumo de pescados e consciente de seu papel dentro da comunidade, especialmente em relação à preservação ambiental”, finaliza o secretário de Pesca, Agnaldo Hilton dos Santos.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS