quinta, 28 de março de 2024
Geral
25/02/2011 | 09:51

Pesquisa revela que qualidade é um dos principais atrativos da Feira Livre do Fiúza

 Pesquisa feita pela equipe do Escritório da Epagri de Itajaí, a pedido da Secretaria de Agricultura, junto ao público consumidor, uma das informações mais importantes diz respeito à motivação da clientela em frequentar a feira livre. Para a maior parte dos entrevistados, a qualidade dos produtos é o principal motivo que os leva ao local.

 

Os compradores também destacam a importância em manter a tradição da feira livre na cidade, além de valorizar o trabalho do homem do campo. Apesar de reconhecer as falhas no atual sistema de infraestrutura do local – que por ser aberto é ocupado por vândalos e andarilhos, numa avaliação geral, a maioria dos entrevistados considera a feira livre do Fiúza Lima satisfatória.

 

Já entre os comerciantes da feira, o resultado aponta que a metade dos feirantes negocia produtos próprios e a outra metade, além de seus produtos, vende também itens produzidos por vizinhos. A grande maioria dos boxistas considera ideal apenas um dia de feira na semana, com a justificativa de que precisa dos outros dias para produzir e se preparar para a comercialização. Os produtos mais vendidos na feira livre, de acordo com a pesquisa, são a laranja (3 mil kg/mês), milho verde (3 mil unidades/mês), repolho / couve flor / brócolis (3 mil unidades/mês). Além de leguminosos e folhosos, outros itens bastante consumidos na feira livre são o queijo (470 kg/mês), ricota/queijinho/nata (360 kg/mês) e defumados (320 kg/mês).

 

No encontro, o Secretário de Agricultura ainda informou aos comerciantes sobre o projeto para a recuperação da feira livre. Apresentado ao Prefeito com a proposta de reformar o ambiente aproveitando a atual estrutura, o projeto está sendo refeito, pois para o Prefeito, o correto é fazer uma estrutura nova. “Estamos trabalhando com a ideia de viabilizar o projeto no segundo semestre”, prevê o Secretário. Para Carlos Rebelo, “temos um grande horizonte pela frente, a própria pesquisa demonstra que há chance para mais diversificação. Por isso, queremos uma feira de qualidade, com inovações, mas sem perder a tradição”, finaliza.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS