quinta, 18 de abril de 2024
18/02/2011 | 14:21

Banana Bowl traz para Santa Catarina os melhores tenistas juvenis do mundo

O torneio infanto-juvenil mais tradicional do Brasil entra em sua 41ª edição em 2011 e traz para Santa Catarina alguns dos melhores tenistas do mundo. A competição, que será realizada de 14 a 20 de março, faz parte da Gira Cosat (Confederação Sul-Americana de Tênis)e é Grade 1, ou seja, tem ótima pontuação para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis (TF) – só ficando atrás, em importância, dos quatro torneios do Grand Slam e de outros cinco campeonatos. A expectativa é reunir mais de 900 tenistas, de 42 países, divididos em quatro categorias (18, 16, 14 e 12 anos, no masculino e feminino). As rodadas finais serão televisionadas pelo canal SporTV.

 

A principal categoria em disputa, a 18 anos masculino, acontece nas quadras de saibro do Itamirim Clube de Campo (ICC). Será a primeira vez que o clube de Itajaí, considerado referência na formação de jovens talentos do tênis brasileiro, recebe o importante torneio. “Já temos a experiência de sediar a Copa Santa Catarina de Tênis, que também integra o calendário da Gira Cosat. Mas o Banana Bowl tem uma importância ainda maior, está entre os 10 maiores torneios do mundo, e qualquer clube, cidade, estado ou país gostaria de ser palco de uma competição como esta. Acredito que estamos preparados para organizar um ótimo campeonato”, destaca Ivan Kley, coordenador da equipe de competição do tênis do Itamirim.

 

A categoria 18 anos feminino será jogada no Tabajara Tênis Clube, em Blumenau, e as categorias 12, 14 e 16 anos, nos dois naipes, acontece no Bela Vista Country Club, em Gaspar.

 

Competição já contou com lendas do tênis

 

O Banana Bowl foi criado em 1968, durante um congresso do Campeonato Sul-Americano, em Caracas, na Venezuela. O nome Banana foi sugerido por Alcides Procópio, então presidente da Federação Paulista de Tênis, que gostaria de criar uma versão tropical do Orange Bowl. “Já que copiamos tudo dos Estados Unidos e eles têm o Orange Bowl, então nós teremos o Banana Bowl”, disse Procópio, em 1998, ao lembrar da criação do evento.

 

Aos poucos o torneio caiu no gosto dos tenistas, ganhou peso internacional e contou algumas lendas do tênis mundial, como o norte-americano John McEnroe e o tcheco Ivan Lendl, que passaram pelo Brasil. Destaque também para a argentina Gabriela Sabatini, o austríaco Thomas Muster, os argentinos José Luis Clerc e Mariano Zabaleta e os brasileiros Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni e Jaime Oncins. Mais recentemente, o argentino Juan Martin Del Potro, o norte-americano Andy Roddick, campeão em 2000, e o espanhol Rafael Nadal, melhor do mundo na atualidade, também passaram pelo Banana Bowl.

 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS