quarta, 17 de abril de 2024
Geral
Foto: Ricardo Aoki
18/02/2011 | 10:54

Projeto pede Plano Diretor de Arborização Urbano para Itajaí

Na semana passada uma das árvores mais antigas de Itajaí, no bairro Fazenda foi cortada pela Secretaria de Obras do município. No local, que fica em frente ao supermercado Xande, e onde será construída uma praça, a árvore poderia causar estragos ainda maiores.

 

A Secretaria de Obras alega que o corte foi preciso, pois essas árvores danificam as calçadas e os passeios públicos. O secretrário de Obras Tarcizio Zanelatto afirma que todo cuidado é tomado e que o corte faz parte de um mapeamento feito pela prefeitura. “Mapeamos 58 árvores da espécie Ficus que precisam ser cortadas em Itajaí. Até agora cortamos 20 e faltam ainda 38”, comenta. A principal justificativa é que a espécie, além de danificar as calçadas, compromete toda a rede fluvial.  “A raiz dessa planta chega a alcançar 70 metros, entra nas tubulações e muitas vezes até  invade casas”.

 

Para compensar a derrubada dessas árvores a secretaria ressalta que para cada uma árvore que vai ao chão, 20 são plantadas ao redor. “Plantamos Ipê, Bolão de Ouro e Palmeira Imperial. Elas deixam a cidade arborizadas e não prejudicam os passeios”, completa Zanellato.

 

Segundo Anna Carolina Cristofolline Martiz, ativista do PV de Itajaí, um Plano Diretor de Arborização Urbano foi entregue ao prefeito Jandir Bellini em uma conversa no mês de Outubro de 2010. “Estamos buscando junto a prefeitura ser ouvidos e precisamos de atenção para que a cidade não se torne só cimento”, diz. Anna lembra ainda que existem várias árvores em Itajaí que não são nativas, porem fazem parte da historia do município. “A lei não vai punir a prefeitura, mas é uma questão moral e de cuidado com a história da nossa cidade. Estamos lutando pelo cenário histórico de Itajaí”.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS