sexta, 29 de março de 2024
Geral
Ronaldo Silva Júnior
09/02/2011 | 09:07

Programa de ações vai preparar Itajaí para sediar a Volvo Ocean Race em 2012

O Comitê Central Organizador da Etapa Itajaí da Volvo Ocean Race (CCO/Itajaí) deu largada a um programa de engajamento da sociedade em ações que visam preparar Itajaí para receber a maior regata do planeta. O primeiro passo foi o lançamento de campanha para a escolha de slogan para marcar essa fase da preparação, juntamente com concurso que envolve a participação da mídia local e regional no desenvolvimento de projetos multisetoriais, com ações que tendem a impactar positivamente na realidade de Itajaí. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é parceria na condução das duas campanhas, que terão como premiação viagens para a largada da 11ª edição da Volvo Ocean Race, na cidade espanhola de Alicante, e também passagens e estadias para representantes dos veículos vencedores assistirem a largada da regara em Auckland, na Nova Zelândia, com destino a Itajaí, respectivamente.

 

Os regulamentos, com as respectivas datas, estão em fase de elaboração e deverão estar concluídos até março deste ano. “Precisamos o total engajamento da sociedade de Itajaí em ações que vão impactar na melhoria visual de nossa cidade, bem como em ações relacionadas às questões sociais, ambientais, culturais, entre outras que devem projetar Itajaí nos cenários nacional e internacional”, explica o presidente da CCO/Itajaí, Amílcar Gazaniga.

 

Ele destaca que serão ações isoladas das desenvolvidas poder público, mas que terão importante papel na preparação de Itajaí para ser o único porto de parada da Volvo Ocean Race na América Latina. “Apassagem da Regata Volta ao Mundo por Itajaí é uma oportunidade única para a cidade se projetar para o futuro. Trata-se de um evento de repercussão mundial e Itajaí tem muito a ganhar econômica e socialmente com isso. É o momento da cidade pensar grande”, acrescenta.

 

O presidente da CCO disse, ainda, que toda a cidade deve se envolver com o evento. Uma das propostas é que os próprios moradores promovam melhorias em seus muros e calçadas, embelezando a cidade para a vinda das equipes e dos turistas que deverão acompanhar a etapa local da VOR. Dentro da proposta apresentada nesta terça-feira, o prefeito Jandir Bellini anunciou que a Prefeitura vai tomar medidas que incentivem a participação dos moradores neste processo. Entre elas, a ampliação de um para dois anos consecutivos os benefícios do programa “Itajaí mais Linda”, que concede até 40% de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos proprietários que fizerem melhorias e embelezamento de calçadas, muros e fachadas de seus imóveis.

 

A regata de volta ao mundo– A regata Volvo Ocean Race terá início no porto espanhol de Alicante em outubro de 2011, terminando em Galway, na Irlanda, no verão de 2012. Durante os nove meses de competição, as equipes irão velejar mais de 39 mil milhas náuticas pelos mares de Cape Town (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelandia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal) e Lorient (França).

 

Em Itajaí as etapas da VOR iniciam no dia 20 de abril, com a realização da Pro-Am Race (sem pontuação para a VOR), seguida pela etapa In-Port Race (pontuando), no dia 21, com a largada para Miami programada para o dia 22. Porém, os preparativos começam bem antes. “O cronograma de construção da Vila da Regata, na margem do Rio Itajaí-Açu, prevê para abril deste ano a conclusão do projeto. As obras devem iniciar em julho, com previsão de conclusão ainda em 2011”, informa o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior. Os competidores devem começar a chegar a Itajaí por volta de 04 de abril do ano que vem.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS