sábado, 20 de abril de 2024
29/06/2010 | 00:00

Homenagem aos ex-prefeitos encerra mês de aniversário de Itajaí

 

 

A Comissão dos 150 Anos de Itajaí, que elaborou a programação alusiva aos sesquicentenário do município, promove nesta quarta-feira (30), a partir das 17 horas, no Auditório da Prefeitura Municipal, a solenidade em homenagem aos ex-prefeitos da cidade. A cerimônia fecha o calendário oficial das atividades alusivas ao mês de aniversário do município, que contou com eventos em praticamente todos os dias no decorrer de junho.

 

Ao todo, serão homenageados com a “medalha dos 150 anos” 23 ex-prefeitos já falecidos, representados através de familiares; seis prefeitos vivos, cinco vice-prefeitos ainda vivos e um vice-prefeito já falecido. “A idéia da homenagem é reverenciar cada um dos ex-dirigentes que deram sua parcela de contribuição para com a nossa história e o nosso desenvolvimento”, informa o Chefe de Gabinete do Prefeito e Coordenador Geral da Comissão dos 150 Anos, Edison d´Ávila.

 

D´Ávila explica que a figura do prefeito surgiu após a Proclamação da República, em 1892. Até, então, na época do Império, não havia prefeito. A administração municipal era exercida pela Câmara de Vereadores, sendo que o presidente da Câmara quem exercia as funções de prefeito, num modelo herdado de Portugal e que até hoje é praticado no nosso país de origem. A partir de 1892, foi criada a figura do Intendente, que passou a ser chamado de Superintendente até a Revolução de 1930, quando então a designação oficial passou a ser de Prefeito.

 

Dentre os ex-prefeitos a serem homenageados, figuram os eleitos, os nomeados pelo interventor da época da Ditadura Vargas, um eleito e que não tomou posse (Cel. Eugênio Müller foi eleito mas não chegou a tomar posse por causa da Revolução Federalista, em 1893), e um deposto (Marcos Konder foi deposto quando da Revolução de 1930). Itajaí também conta com um prefeito que renunciou ao mandato. O prefeito Irineu Bornhausen foi eleito em 1936, tomou posse e governou a cidade até o advento do Estado Novo (1937). Para permanecer no cargo, ele teria que submeter-se ao regime Vargas e, diante do impasse, decidiu renunciar ao mandato.

 

Ministro – Entre as autoridades convidadas para a homenagem, destaca-se a presença já confirmada do Ministro de Estado das Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann. Ele é bisneto do ex-prefeito itajaiense José Pinto do Amaral (prefeito substituto no período da antiga república, de 1915 a 1918). O Ministro aproveita a homenagem para uma visita oficial à cidade, onde deve manter contatos com dirigentes da base local de apoio às plataformas da Petrobrás e discutir assuntos relacionados com a exploração do Pré-Sal.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS