quinta, 28 de março de 2024
Divulgação
18/06/2010 | 00:00

Começa hoje a Festa de São João em Itajaí

 

 

A tradicional festa da Paróquia de São João começa hoje e segue até dia 27 deste mês, no bairro São João. Os nove dias de programação bem variada, atende à todos os gostos. Para abrir a festa a organização preparou um show nacional. Quem se apresenta é a dupla sertaneja Pedro e Thiago. Amanhã o show será com a dupla Edu e Evandro. Nos demais dias, acontecerão apresentações da banda Torre de Babel, Grupo Irahê e outras atrações artísticas e musicais que integram a comemoração.

 

Tudo começou na década de 50

 

Em 1958 após a construção da primeira capela, os moradores do Banhado do Jacaré, como era chamado o bairro, liderados pelos senhores: Nilton Padeiro, Teotonio Machado, Jorge Pedro, Natinho, Celestino, Antonio, Eduvigi, Zé da Barra Velha, Manoel Cardoso, Tolentino, Neri Lima, Nereu Sestrem, e suas respectivas esposas, além de outros colaboradores, decidiram organizar uma festa junina para angariar recursos para melhorar as condições da igreja e da comunidade.

 

Decidiram homenagear São João Batista com uma fogueira que foi acesa no dia 24 de junho. Apesar da fogueira não ser tão grande, pessoas de todos os lugares foram prestigiar a festa e a partir daí  a capela passou a ser conhecida como a capela da festa de São João. Tornou-se tradição a realização da festa que acabou dando o nome à capela e também ao bairro, que passou a condição de Paróquia São João Batista com a chegada de Padre Agostinho em 1968.

 

A Festa de São João representa para Itajaí, a conservação das raízes folclóricas por suas características peculiares das festas juninas. Em 2008 a Fundação Cultural de Itajaí, registrou a Festa de São João no calendário oficial das festividades da cidade. São João Batista é o único santo da tradição católica comemorado no dia de seu nascimento, dia 24 de junho.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS