quinta, 28 de março de 2024
Geral
Divulgação
14/06/2010 | 00:00

SENAI vai ampliar qualificação para trabalhadores dos portos de SC

O SENAI apresentou seus novos projetos de educação e consultoria na área de logística durante a 3ª Feira e Congresso de Logística e Movimentação de Carga realizada entre os dias 8 e 11 em Joinville. Um dos projetos tem como objetivo qualificar gratuitamente os trabalhadores dos portos de Santa Catarina.



A formação será oferecida em parceria com a Marinha Mercante, que irá treinar os professores da unidade do SENAI em Itajaí, para que os mesmos possam disseminar o conhecimento. A expectativa é que os cursos sejam oferecidos a partir de 2011, depois do processo de desenvolvimento de competências.

 


O programa irá beneficiar os cerca de 1450 trabalhadores portuários avulsos que hoje atuam nos três portos catarinenses. De acordo com o coordenador dos cursos técnicos de Logística e Portos da unidade do SENAI em Itajaí, Altamir Steil, a qualificação irá aumentar ainda mais a segurança dos processos portuários e aumentar a agilidade dos serviços. "Um porto com profissionais qualificados pode reduzir pela metade o tempo de embarque das cargas. E quanto mais rápido o serviço é executado, mais navios podem atracar", explica o coordenador.

 


As qualificações oferecidas serão para operador de correia espiral, operador de cavalo mecânico hidráulico, operador de cargas perigosas, operador de empilhadeira de pequeno e grande porte, operador de guindaste de bordo, operador de guindaste móvel sobre pneus, operador de guindaste de porteiner, operador de transtreiner, além de curso de peação e despeação de carga, simulação para movimentação de carga e introdução a gestão portuária.

 


Em seu stand na Feira de Logística e Movimentação de Carga, o SENAI também divulgou seus cursos técnicos em Portos e Logística, além dos serviços de consultorias na área de Logística, que desde o início do ano são oferecidos em parceria com o instituto Fraunhofer, da Alemanha. Nos próximos três anos serão desenvolvidos projetos de consultoria em lean manufacturing (produção exuta), planejamento do transporte e distribuição, layout e simulações de funcionamento de fábricas e depósitos e ainda consultoria para escolha de aplicativos e equipamentos de logística.



Fonte: Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS