sexta, 29 de março de 2024
Cultura
11/06/2010 | 00:00

Fanta Konatê e Troupe Djembedon apresentam espetáculo e oficinas de percussão e dança africana em Itajaí

 

 
 
Itajaí será o ponto de encontro entre Brasil e África: os timbres de instrumentos ancestrais e seus ritmos contagiantes, as danças, o resgate da tradição e o simbolismo da etnia Malinkê estarão ligados ao universo cultural brasileiro e serão apresentados por Fanta Konatê e a Troupe Djembedon em forma de espetáculo e oficinas nos dias 14 e 15 de junho na cidade.
 
 
Fanta Konatê e Troupe Djembedon
 
 
Fanta Konatê (www.fantakonate.com) é cantora e bailarina da etnia Malinkê da Guiné, filha de um dos maiores mestres percussionistas da África, Famoudou Konatê. Está no Brasil há sete anos à frente do Instituto África Viva (http://www.africaviva.org.br/), em São Paulo, espécie de embaixada da cultura guineana no país. Em 2007 lançou seu primeiro CD em parceria com o percussionista Petit Mamady, Djumbafedeá (pôr do som, em português) e, desde então, apresenta-se pelo país com o espetáculo Juramadén: A Diáspora da Luz, acompanhada pela Troupe Djembedon.
 
 
A Troupe Djembedon é formada por percussionistas brasileiros e liderada pelo marido de Fanta Konatê, Luiz Kinugawa. As apresentações do grupo incluem tambores típicos como os Dununs (tambores de base), Balofon (cujo nome significa bala=rio e fon=som), Bolon (espécie de contrabaixo africano) e o Djembê (tambor em forma de taça) adotado em vários países como um instrumento de expressão musical versátil e completo – considerado elemento vital para valorização da herança africana.
 
 
Espetáculo Juramadén: Diáspora da Luz
 
 
O espetáculo Juramadén: Diáspora da Luz traz ao palco vários ingredientes e informações das manifestações africanas, riqueza visual, ritmo e sonoridade. Resultado da união entre voz, dança e tambor, o trabalho apresenta-se como uma fonte de conhecimento e contemplação das temáticas da cultura Malinkê.  Em Itajaí, o show acontece no dia 15 de junho, às 21 horas, no Teatro Adelaide Konder da Univali. Os ingressos custam 20 reais e podem ser adquiridos no Conservatório de Música Popular de Itajaí ou no Setor de Arte e Cultura da Univali.
 
 
Oficinas de Percussão e Dança africana
 
 
Já as oficinas de percussão e dança africana estão marcadas para os dias 14 e 15 de junho, nos seguintes horários: segunda-feira (14) das 13h as 16 e 19h30min às 22h30min; terça-feira (15) das 13h às 16h. As inscrições têm o valor de 50 reais e podem ser feitas no site www.conservatoriodeitajai.com.br. O objetivo principal dos encontros é possibilitar que os aluno­s vivenciem a música e a dança africana, com noções básicas e intermediárias da prática, de maneira lúdica e integrada. Ao final das aulas, os participantes das duas oficinas vão juntar-se para um momento de integração entre percussão e dança, tendo uma noção de como é realizado um encontro típico da tradição malinkê. As oficinas não têm público alvo específico justamente por estar aberta ao público interessado, assim como estudiosos do tema.
 
 
Tradição africana em Itajaí
 
 
O evento Fanta Konatê e Troupe Djembedon em Itajaí é a efetivação de uma etapa do projeto Djembefola que está em atividade desde 2009 na região. Trata-se de um grupo de estudos de ritmos africanos e da cultura do djembê, que desenvolve atividades no Conservatório de Música Popular de Itajaí. A iniciativa tem o objetivo, também, de formação de um grupo de dança no sub-projeto Dança dos Povos, criando um paralelo entre as duas ações, que inseridas na cultura oeste-africana são inseparáveis.
 
 
É a primeira vez que estas atividades chegam à cidade através de um projeto cultural, para incentivar e integrar o movimento da tradição africana e dos grupos de percussão que cada vez mais reforçam suas atuações na região. Eduardo Moore, popularmente conhecido como Tiriba, pesquisador e musicista especializado em percussão popular, coordenador do projeto Djembefola, explica a importância do momento: “Após alguns anos de tentativas, articulações e muito trabalho, pela primeira vez é concedido à cidade de Itajaí a oportunidade imperdível de presenciar um espetáculo de música africana como esse, com músicos conceituados. É um show que transcende os padrões de conhecimentos musicais aos leigos, e transporta o espectador para uma realidade distante e ancestral. Além, claro, de promover o contato direto com os profissionais dessa cultura através das oficinas de dança e percussão”.
 
 
Conta com a parceria da Fundação Cultural de Itajaí, do Conservatório de Música Popular de Itajaí, do SESC Itajaí, do Setor de Arte e Cultura da Univali, da Teconvi, da Seara – Braskarne, do Restaurante Univital, da Cópia e Cia – Pró Banner, da Batuque – Comunicação e do Café Maestro.
 
 
Serviço:
 
Espetáculo Juramadén – a Diáspora da Luz
 
Dia 15 de junho, às 21 horas, no Teatro Adelaide Konder da Univali – Campus Itajaí.
Ingressos: 20 reais, à venda no Conservatório de Música Popular (Rua Felipe Raiser, 200, São João) e no Setor de Arte e Cultura da Univali (Rua Uruguai, 458, Bloco 9, Campus Itajaí).
 
Oficinas de Percussão e Dança Africana
 
Dia 14 de junho, das 13h às 16h e 19h30min às 22h30min – Univali Campus Itajaí.
Dia 15 de junho, das 13h às 16h – Univali Campus Itajaí.
 
Locais: Percussão: Bloco 26 (Curso de Música da Univali), sala 206.
Dança: Sala de Multiuso 2, Ginásio de Esportes da Univali.
Inscrições: 50 reais, efetuadas pelo site www.conservatoriodeitajai.com.br
 
Palestra Gratuita sobre Tradição Malinkê
 
Dia 16 de junho, às 14 horas – SESC Itajaí, Avenida Marcos Konder


Fonte: Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS