quinta, 18 de abril de 2024
Esportes
09/06/2010 | 00:00

Congresso técnico dos ParaJASC define últimos detalhes da competição em Itajaí

Representantes de 60 municípios estiveram nesta terça-feira (8) no auditório da Associação dos Servidores da Prefeitura do Municipal de Itajaí (Aspmi) participando do congresso técnico da 6ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (ParaJASC). Os jogos acontecem no período entre 24 e 30 de junho. Durante o congresso, os dirigentes esportivos discutiram os últimos detalhes referentes ao evento, como sorteio das chaves das modalidades coletivas, inscrição de atletas, alojamentos e locais de competição.

 

Entre as autoridades presentes no congresso, pela Fundação Catarinense de Esporte (Feporte) Lilian de Fátima Pinto, diretora de esporte, Ademar José da Silva, gerente financeiro, Fernando Salm, gerente de esporte e participação e Volney Schlickmann, integrador esportivo. Presentes também Álvaro Simão, superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí e Silvio Iran dos Santos, gerente de turismo, cultura e esporte da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Itajaí.

 

Os ParaJASC são destinados a atletas com deficiência física (DF), intelectual (DI), auditiva (DA) e visual (DV) que disputarão nos sete dias de competição modalidades como basquete, futsal, tênis de mesa, atletismo, bocha, ciclismo, goalball, natação e xadrez. O evento é promovido pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional e Prefeitura de Itajaí. Conta com o apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e das associações e federações dos deficientes físicos, intelectuais, auditivos e visuais de Santa Catarina.

 

Para este ano participam 1.691 atletas e mais 500 profissionais na organização. A maior delegação é a de Chapecó com 170 pessoas entre atletas (120) e dirigentes. O município venceu todas as edições dos Parajasc.

 

A abertura será dia 24, às 19 horas, no Centreventos de Itajaí. E no dia 25 a competição começa com a bocha  DI, DV,DF, andante e cadeirante. Ainda no dia 25 tem início o tênis de mesa DA e DI e o basquete DI. Neste dia um dos momentos mais aguardados serão as partidas de futsal DA e DI.

           

No dia 26, será a vez do atletismo DA e DI, da bocha DA e a da bocha para-olímpica. E ainda o basquete DF e cadeirante, além do xadrez DA e DF e goalball. O ciclismo DV inicia dia 27, juntamente com o tênis de mesa DF, que inclui ainda  andante e cadeirante. Nesta data está marcada também a estréia  da bocha feminina DF e andante, além do ciclismo DV.

 

A partir do dia 28 os para-atletas lutarão por medalhas no atletismo DF, DV e também da natação DA e DI. No dia seguinte, dia 29,  a competição se encerra com a natação DV.

 

Os ParaJASC têm como finalidade favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência e sua integração na sociedade, pela prática esportiva adequada às suas necessidades especiais. Têm como objetivo ainda favorecer aos para-atletas a oportunidade de participarem de atividades esportivas incentivando o surgimento de novos valores, além de divulgar e promover o esporte adaptado em Santa Catarina.

 

Para o diretor técnico da Fundação de Esporte de Jaraguá do Sul, Idemar Ângelo Tomasi, o Sarandi, os Parajasc já estão consolidados. “É um evento que está se profissionalizando a cada edição. E para qualquer gestor público é um aspecto importante fortalecê-lo”. Para Léo Bernadi, coordenador do paradesporto de Chapecó, os Parajasc são tão importantes que criam uma expectativa exagerada. “Todo dia recebo de cinco a seis ligações de atletas perguntando como participar da competição. Isso mostra a importância do evento”.

 

Locais das competições

 

Bocha Parolimpica – Pavilhão de eventos da Marejada

Bocha feminina DF – Sindicato dos Metalúrgicos, bairro São João

Bocha masculina DF e andante –  Sindicato dos Metalúrgico, bairro São João

Bocha feminina DF cadeirante – Cancha do Tala, bairro São Judas

Bocha Feminina DI – Bar do Valdir Orsi, bairro Espinheiro

Bocha masculina DI Centro Social da PM, Praia Brava

Bocha feminina DV – Aspmi, bairro Cidade Nova

Atletismo DI, DF,DV – Pista Municipal de Atletismo

Ciclismo DV – Av. Beira Rio

Natação DA, DI, DF, DV – Piscina do Clube de Campo Itamirim

Tênis de mesa DA, DI – Ginásio do Colégio São José

Xadrez DF, DA – Salão de festa da Aspmi

Basquete DI – Ginásio de Esportes Colégio Salesiano

Basquete DF cadeirante – Ginásio de Esportes da Univali

Futsal DA – Ginásio de Esportes da Univali

Futsal DI – Ginásio de Esportes João Colares



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS