quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/06/2010 | 00:00

Chuva não diminui animação do 23° Rodeio Crioulo do CTG Independentes da Querência

Até a tarde de sexta-feira (04), mais de 160 entidades tradicionalistas, entre piquetes e CTG’s dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso já estavam participando do 23º Rodeio Crioulo do Centro de Tradições Gaúchas Independentes da Querência. O evento iniciou na noite de quarta-feira (02), com um show-baile do cantor Ivonir Machado e segue até domingo (06), no Parque Municipal do Agricultor Gilmar Graf, localidade da Baía. Neste ano, o evento traz também o 1° Rodeio da Integração: Itajaí 150 Anos, como forma de o CTG se incorporar às celebrações pelo sesquicentenário de emancipação político-administrativa do município.

Aproveitando este grande fluxo de pessoas que participam do Rodeio Crioulo, a Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Rural de Itajaí também montou um stand no evento especialmente para divulgar a 28ª Festa Nacional do Colono. Todos os dias, a Rainha Juliana Pezzini, acompanhada da 1ª Princesa, Greice Corrêa e da 2ª Princesa Camila Moser entregam material informativo e convidam os tradicionalistas para este que é o segundo maior evento do município e que neste ano, celebra os 150 anos da agricultura em Itajaí, como forma de também comemorar o sesquicentenário de emancipação político-administrativa da cidade.


40 mil em prêmios

Para esta edição especial, o Rodeio tem uma premiação de R$ 40 mil e três motos para os vencedores das provas da programação campeira, formada pelo lado em equipes, duplas, gineteada, rédea e Copa das Raças, entre outras. Já a programação artística prevê uma série de atividades, como o concurso artístico, 9ª Tertúlia Livre, mais os shows de Alma de Galpão, Sandro Rochemback e Rogério Villagran e Maninha Missioneira, além dos bailes com João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo, Coração Gaúcho e Roger Constantino.

Para homenagear a cidade neste ano do sesquicentenário, o folder oficial do evento traz, além da íntegra da programação campeira e artística, um poema especialmente composto pelo tradicionalista Airton Ferreira, de Osório (RS), que diz o seguinte:

Verso para Itajaí:
O Verso sai do Rio Grande
Naco de Chão Farroupilha
Subindo serra e coxilha
Se manda a perder de vista
Dá ô de Casa e conquista
A linda Itajaí
Pouso do Tradicionalista

De acordo com a patronagem, o 23º Rodeio Crioulo do CTG Independentes da Querência, é realizado segundo as normas do MTG-SC. Pelas regras, fica proibido som amplificado de qualquer espécie, dentro do parque e de músicas que desvirtuem o sentido do rodeio crioulo. Após a meia-noite, não é permitido som no parque. Após este horário, música somente nos bailes e shows contratados para o evento. A organização enfatiza que o descumprimento do presente regulamento, acarreta na retirada dos infratores das dependências do parque.


PROGRAMAÇÃO CAMPEIRA

Dia: 05/06 – Sábado
08 horas: Laço Patrão de CTG
08h30: Laço Piá, Guri, Prenda, Veterano e Vaqueano
09 horas: Laço Equipe Força A , B , C e D
18 horas: Ave Maria
18h15: Gineteada ( Somente convidados)

Dia 06/06 – Domingo:
08h30: Prova de Rédeas: Piá, Guri, Prenda, Adulto e Veterano
09h30: Reinício das Forças A, B,C e D
10 horas: Desfile das Bandeiras com autoridades e tradicionalistas
11 horas: Santa Missa Crioula no Lonão
12 horas: Almoço
13 horas: Finais das Provas de Laço
14 horas: Laço Vaca Parada: Menininha, Bonequinha, Piá e Piazito
16 horas: Gineteada
17 horas: Braço de Ouro
18horas: Ave Maria


Programação Artística


Dia: 05/06 – Sábado
14 horas: Concurso de gaita ponto, gaita teclado e violão solo, categorias: Peão e Prenda,Mirim, Juvenil, Adulto e Veterano, Na sequência, Concurso de Trovas.
19 horas: Baile com o Grupo Bailaço - Lonão
21 horas: Shows com Rogério Villagran e Sandro Rochemback e Maninha Missioneira
23h30: Baile com o Grupo Coração Gaúcho – Salão Principal

Dia 06/06 – Domingo:
09 horas: Início do Concurso Artístico
Declamação= Peão e Prenda: Mirim, Juvenil, Adulto e Veterano
11 horas: Missa Campeira
15 horas: Baile Show com Roger Constantino - Lonão
16 horas: Solista Vocal =Peão e Prenda: Mirim, Juvenil, Adulto e Veterano
Logo após o concurso, apresentações de danças das invernadas artísticas
Inscrições pelos e-mails: debora@venuscomissaria.com.br e suelidocarmo60@hotmail.com
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS