sexta, 19 de abril de 2024
Economia
Paulo Pinto / Agência Estado
04/06/2010 | 00:00

Dia dos Namorados inflacionado

 

Marília Almeida

 

Quem planeja comemorar o Dia dos Namorados ao lado da pessoa amada deve se preparar para desembolsar mais. De acordo com levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), jantar em um restaurante, assistir a um show ou passar a noite em um hotel vai sair mais caro este ano do que em 2009. Os preços desses serviços tiveram alta acima da inflação acumulada do período, que foi de 5,5%, desde o último 12 de junho.

 

A diária de hotel foi o item que mais aumentou. Foram 10,70% de reajuste no período, seguido por show musical, que subiu 9,84% e refeição em restaurante, que registrou aumento de 6,91%.

 

Nem o cinema escapou dos reajustes dos últimos 12 meses. Contudo, a alta foi de 4,33%, ou seja abaixo da inflação. Já o valor do ingresso para peças de teatro teve comportamento oposto: diminuiu 10,58% no período.

 

“Este ano verificamos uma tendência de alta nos preços dos serviços impulsionada pelo aumento da demanda. Com o aumento dos salários e melhora no emprego, mais gente passa a utilizar esses serviços, o que pressiona preços”, diz André Bráz, economista da FGV.

 

Para quem quer economizar, Bráz lembra que os serviços, assim como os produtos, sofrem os efeitos da concorrência e os preços devem ser pesquisados. É o caso de bares e restaurantes, por exemplo. Na data comemorativa, como o número de clientes aumenta, muitos estabelecimentos, para se sobressair entre os concorrentes, acabam fazendo promoções pontuais.

 

A relações públicas Kennya Bittencourt, 25 anos, gostaria de jantar fora na data com o namorado, o publicitário Guilherme Simões, 28. Mas ela já conta com um problema recorrente desses dias: as filas.

 

“Mesmo fazendo a reserva, já tive que esperar. Além disso, pagamos mais caro para não sermos bem atendidos como seríamos em um dia normal, fora a falta de conforto e privacidade”, afirmou ela, que este ano planeja um jantar a dois, em sua casa.



Fonte: Jornal da Tarde

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS